IDNLearner.com, sua fonte de respostas precisas e confiáveis. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos, solucionando suas dúvidas de maneira eficaz e confiável.

1. Segundo a lei do silêncio, conjunto de leis federais, estaduais e municipais, ruídos produzidos a partir das 22h não podem ultrapassar os 50 dB. Imagine que um fiscal seja chamado para medir o nível de intensidade sonora nas proximidades de um bar, que fica dentro de uma área residencial. A intensidade sonora medida nas proximidades do bar, às 23h, foi de 10 – 7 W/m2. Sendo assim, calcule o nível de intensidade sonora em DB e diga se o bar deve ser autuado.
2. Uma empresa possui duas máquinas funcionando simultaneamente em uma sala, a primeira emite níveis de ruído de 95 dB e a segunda emite níveis de ruído de 89 dB. Determine pelo método da justaposição dos níveis sonoros qual o novo nível de ruído da sala.
3. Uma empresa possuía uma máquina que não tem especificação de nível de pressão sonora, sabe-se que o Nível de Pressão Sonora total (NPS t) é 65 dB, e que o Nível de Pressão Sonora de fundo (NPS F) é 55 dB. Determine pelo método da diferença de níveis de pressão sonora o NPS da máquina.
4. Uma avaliação apontou as seguintes exposições: 86dBa, 88dBa,91dBa e 86dBa. Calcule a dose e diga se está acima do limite de tolerância (nr15), ou seja D>1
Fórmula:
D = C1/T1+C2/T2+C3/T3.....+Cn/Tn
-Onde C (n) indica o tempo total em que o trabalhador está exposto ao nível de ruído
-T(n) = indica a máxima exposição diá