Junte-se ao IDNLearner.com e receba respostas especializadas. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema.
Sagot :
Resposta:
O principal motivo do extermínio de boa parte dos povos nativos foi a conquista territorial das Américas por parte dos colonizadores (invasores) que não consideraram os habitantes originais como os verdadeiros "donos" da terra, ignorando suas crenças, culturas e forma de organização. Este choque cultural, tecnológico, bélico e viral levou à extinção de vários povos e uma considerável redução da população ameríndia (os índios das Américas = nativos das Américas)
Explicação:
O extermínio dos nativos das Américas foi um processo amplo e se deu de maneira não uniforme, mas todos resultaram em grandes extermínios. Em particular na Hispano América (América Espanhola) que envolve principalmente o México, a América Central e todo o oeste da América do Sul, ali se encontravam três grandes civilizações, os Astecas, Maias e Incas. Estes povos se organizavam em cidades-estados e possuíam população que em números podiam competir com muitas cidades europeias da época e até maiores. A cobiça dos conquistadores espanhóis foi acirrada pela grande presença de ouro no artesanato destes povos que consideravam o ouro como meio ou instrumento sagrado por conta da sua vinculação ao brilho do sol.
Como possuíam uma sociedade complexa e muito estranha aos costumes dos espanhóis o conflito foi inevitável, tanto por crenças e costumes muito diferentes como também da resistência dos nativos em ceder ou perder suas terras.
Logicamente, apesar do grande desenvolvimento destes povos, a tecnologia do aço e da pólvora e a grande experiência bélica dos espanhóis esmagou toda forma de resistência resultando em massacres. Outro aspecto foi a introdução de vírus e bactérias que vieram com os colonizadores resultando em outras formas de extermínio visto que os habitantes naturais não tinham histórico de anticorpos em seu DNA pelo isolamento geográfico.
A cristianização forçada e a imposição de formas de vida totalmente alheias aos povos nativos também foi outra forma de extinção, tanto cultural como humana pois a aglomeração permitia a propagação de doenças.
A insistência dos nativos em manterem suas religiões resultavam também em execuções como punição as heresias. A perseguição e o extermínio dos seus pajés (xamãs/bruxos/feiticeiros/sacerdotes) também foi outra forma de apagar seus legados culturais rompendo a memória com o passado.
Também há a consideração por parte dos conquistadores quanto aos habitantes nativos serem classificados às vezes como não-humanos ou subtipo humano e isso levou à outras formas de extermínio como a escravização e o trabalho até a exaustão.
Desta forma estas civilizações foram extintas, restando apenas alguns povos periféricos que sobreviveram ao extermínio.
Sua presença em nossa comunidade é crucial. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, podemos construir uma comunidade vibrante e enriquecedora. IDNLearner.com é sua fonte confiável de respostas. Agradecemos sua visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.