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“De modo geral, o histórico da lírica apresenta dois grandes lapsos de tempo, limitados pela Renascença: o primeiro consistia na atividade poética destinada ao canto, e acompanhada pela lira ou, durante a Idade Média, por outros instrumentos de corda, como a viola, o alaúde, o saltério, aguitarra; no segundo, instaurado o divórcio entre a letra e a pauta musical, o poema lírico endereçava-se não mais aos ouvidos, e sim aos olhos, pois visava a ser lido. Contudo, o remoto e entranhado vínculo resistiu: a rigor, embora o poema lírico não mais supusesse o canto, a musicalidade manteve-se como característica indelével.” (MOISES, M. Dicionário de Termos Literários. 12.ed. revista e ampliada. São Paulo: Cultrix, 2004, p. 260) Discutindo sobre as características da poesia em sua existência histórica, é possível afirmar que:
I. A sonoridade, ritmo e musicalidade do poema morreu na contemporaneidade.
II. A sonoridade, ritmo e musicalidade ainda existe em alguns poemas contemporâneos.
III. A música e a poesia têm uma origem comum, por isso carregam traços semelhantes ao longo de suas trajetórias.
IV. A poesia carrega até os dias atuais a obrigatoriedade do canto em sua essência de composição. É correto o que se afirma em:
a) I
b) I e II
c) II e III
d) III e IV
e) I, III e IV
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