IDNLearner.com, sua fonte de respostas comunitárias e confiáveis. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar.
1)
Em 1922, ano do centenário da independência do Brasil, um grupo de jovens artistas, naturalmente insatisfeitos e questionadores, aluga o Teatro Municipal de São Paulo. Nele, nas noites dos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, são apresentadas as propostas modernistas, em vários campos das artes, lideradas pela literatura.
O grupo de jovens artistas tinha como principais representantes:
Alternativas:
a)
Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Ribeiro Couto.
b)
Raul Bopp, Manuel Bandeira, Cândido Portinari.
c)
Ribeiro Couto, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral.
d)
Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Monteiro Lobato.
e)
Monteiro Lobato, Cândido Portinari, Di Cavalcanti.
2)
Como muitos dos movimentos culturais, o Parnasianismo teve sua inspiração na França, de uma antologia poética intitulada O Parnaso contemporâneo, publicada em 1866. Parnasoera o nome de um monte, na Grécia, consagrado a Apolo (deus da luz e das artes) e às musas (entidades mitológicas ligadas às artes).
No Brasil, em 1878, em jornais cariocas, um ataque à poesia do Romantismo gerou uma polêmica em versos que ficou conhecida como a Batalha do Parnaso. Entretanto, considera-se como marco inicial do Parnasianismo no país o livro de poesias Fanfarras, de Teófilo Dias, publicado em 1882. O Parnasianismo prolongou-se até a Semana de Arte Moderna, em 1922.
Sobre a relação entre a poesia parnasiana e a semana de Arte Moderna, analise as assertivas e seguir e a relação proposta entre elas:
I. A poesia parnasiana, exemplo máximo de academicismo à época, foi o principal alvo dos poetas da Semana de 1922.
PORQUE
II. Os poetas parnasianos preocupados com a estética perfeita, deixaram de lado a poesia de caráter político-social, indignando os jovens modernistas. Para eles, os parnasianos em nada contribuíram para a formação de nossa sociedade.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, uma
Valorizamos cada uma de suas contribuições. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, alcançaremos grandes realizações e aprenderemos muito. Obrigado por escolher IDNLearner.com. Estamos dedicados a fornecer respostas claras, então visite-nos novamente para mais soluções.