Junte-se ao IDNLearner.com e descubra uma comunidade que compartilha conhecimento. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros.

As polias móveis e fixas são usadas em diversos sistemas e possuem funções distintas. Certo equipamento foi montado em uma obra de construção de um prédio resi- dencial a fim de auxiliar na subida e na descida de baldes de cimento. O equipamento era formado por 2 roldanas móveis e 1 fixa. Em determinado instante, um indivíduo precisou manter um balde de cimento em repouso e, para isso, aplicou uma força de 200 N. Considere a aceleração da gravidade 10 m/s2. O peso do balde de cimento vale: A 150 N. B 300 N. C 800 N. D 1. 200 N. E 2. 400 N.

Sagot :

Resposta:

P = 800N

Explicação passo a passo:

Dados do exercício:

1 polia fixa;

2 polias móveis;

(g = 10 m/s2) não utilizaremos essa informação, pois não será necessária para resolver o exercício, embora precise ser citada no mesmo.

Força aplicada para equilibrar o sistema: F = 200N;

P = força peso : peso do balde (neste caso, a que queremos saber).

Em um sistema de polias, cada polia móvel reduz a força aplicada pela metade. Se, neste sistema temos duas polias ou roldanas móveis, a força será a metade da metade.

Pela lógica, já sabemos que será então: P=800N.

Pela equação:

[tex]F = \frac{P}{2^{n} }[/tex]

Sendo:

F = a força aplicada pelo indivíduo em Newtons [N]

P = a força peso, neste exercício: o peso do balde

n = número de polias móveis.

Temos:

F = 200N

P = ?

n = 2 roldanas ou polias.

[tex]200 = \frac{P}{2^{2} } \\\\200 = \frac{P}{4} \\\\P = 200 * 4\\ \\P = 800\\\\Resposta: P = 800N.[/tex]