Obtenha respostas rápidas e claras no IDNLearner.com. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar.

As células possuem uma membrana plasmática que define o seu contorno, separando seu conteúdo do ambiente. A membrana plasmática possui permeabilidade seletiva, sendo assim, ela controla o que entra e o que sai das células. Ela é constituída por lipídios, proteínas e em menor proporção por carboidratos. Nas células eucariontes, além da membrana plasmática, possuem outras membranas celulares que criam subcompartimentos com atividades especializadas. Estas membranas celulares possuem o mesmo tipo de organização molecular e composição química presente na membrana plasmática, também possuem permeabilidade seletiva e separam o ambiente interno do subcompartimento do restante da célula.

Considerando os conhecimentos acerca das membranas celulares, avalie as seguintes afirmações:

I. Todas as membranas celulares são constituídas por uma bicamada lipídica, proteínas e carboidratos, em um modelo conhecido como mosaico fluido.
II. As proteínas de membranas desempenham várias funções importantes das membranas celulares e elas são classificadas em periféricas ou integrais.
III. As moléculas presentes nas membranas são unidas por interações (ligações) químicas fortes, o que confere as membranas resistência a tração, integridade física e sua individualidade.
IV. A maioria dos lipídios presentes nas membranas celulares, são os fosfolipídios (fosfoglicerídeos), são moléculas anfipáticas, pois possui uma região polar (cabeça hidrofílica), que está em contato com o meio aquoso, e uma região apolar (cauda hidrofóbica), estrutura voltada para a região central da bicamada lipídica.