IDNLearner.com, sua plataforma para respostas detalhadas. Pergunte e receba respostas confiáveis de nossa comunidade dedicada de especialistas em diversas áreas.

Ao se pensar em meditação muitas vezes surge a ideia de ser uma prática engessada e entediante, contudo, o desafio da concentração e de manter a mente e o corpo em foco podem ser altamente estimulantes. Na educação física escolar, normalmente, se organiza apenas aulas práticas, com diferentes manifestações corporais e variações de movimentos, contudo, já é provado, que ensinar a meditação para crianças gera inúmeros benefícios.

LOPES, E. F. Práticas Corporais Alternativas. Maringá: Unicesumar, 2019.

Diante do exposto acima, analise as afirmativas abaixo:

I. Existem diferentes tipos de meditação, assim, para garantir que a prática ocorra de forma coerente e atenda melhor às condições dos alunos, cabe ao professor buscar conhecimento e estabelecer o estilo mais apropriado ao perfil dos alunos.
II. Trabalhar a meditação nas aulas da educação física favorece a compreensão do corpo como um todo e estimula os alunos a buscar o autoconhecimento.
III. Para meditar é preciso muita atenção e calma, assim não é recomendado que seja realizada durante as aulas de educação física e nem como todos os alunos. Sugere-se que sessões de meditação sejam feitas em formato de contraturno e apenas com os alunos mais calmos.
IV. Para que os benefícios sejam observados é necessário que as práticas ocorram de forma frequente e é necessário que tenham sempre um tempo determinado, buscando trabalhar com tempos maiores no início e aos poucos, com o aumento da concentração, o tempo fica maior.
V. Dentre os benefícios mais notados na prática em crianças em idade escolar, segundo pesquisas realizadas, é a diminuição da impulsividade, melhora na concentração e maior empatia.

É correto o que se afirme em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, II e V, apenas.

Alternativa 2:
I, II e III, apenas.

Alternativa 3:
III, IV e V, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.