Encontre respostas para suas perguntas com a ajuda da comunidade do IDNLearner.com. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas confiáveis para todas as suas perguntas e dúvidas.

Durante suas aulas de Educação Física, tematizando o ataque e defesa no voleibol, um professor apresenta a figura a seguir aos seus alunos, buscando facilitar o processo de aprendizagem. Durante suas explicações, o professor decide destacar alguns pontos importantes concernente à ação dos membros superiores tanto para o jogador que finaliza cortando a bola como também para o jogador que busca bloquear a cortada.

Sagot :

Resposta:

V,V,V,F,F.

Explicação:

(VERDADEIRO) I.Conforme exemplificado na figura, para conseguir interceptar o ataque, o jogador que bloqueia deve flexionar os ombros (articulação glenoumeral), movimentando seus braços em direção a cabeça, mantendo cotovelos (articulação úmero-ulnar) e punhos (articulação radiocarpal) em extensão. É importante destacar que o posicionamento das mãos pode variar de acordo com as condições de bloqueio ao longo do jogo, por exemplo, caso o bloqueador consiga alcançar maior altura que o atacante, o jogador pode optar por realizar um bloqueio ofensivo, flexionando o punho ao invés de mantê-lo em extensão (como no bloqueio defensivo).

(VERDADEIRO)  II.Para a realização do bloqueio, os músculos deltoides (parte clavicular) e peitoral maior agem como agonistas primários na flexão de ombro (articulação glenoumeral) e o músculo tríceps braquial age como agonista primário na extensão de cotovelo (articulação úmero-ulnar).

(VERDADEIRO)  III.Conforme exemplificado na figura, pouco antes de finalizar a cortada, espalmando a bola, o jogador apresenta o cotovelo do membro que ataca levemente flexionado, algo que contribuirá para a finalização do movimento de alavanca, pois, logo na sequência, o jogador deverá estender tanto o ombro como também o cotovelo, direcionando a mão que ataca em direção à bola.

(FALSO) IV.As alavancas formadas ao redor das principais articulações do membro superior (ombro, cotovelo e punho) que ataca a bola durante a cortada são todas de segunda classe (inter-resistente), o que garante vantagem mecânica aos músculos agonistas envolvidos e, consequentemente, facilidade em atacar a bola com muita força.

(FALSO)V.Para eficiência no bloqueio da bola o jogador deve manter os antebraços em completa supinação (articulação radioulnar proximal) ao longo de todo movimento.