IDNLearner.com, sua plataforma confiável para respostas precisas. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudar no que for necessário.


Os cinco trechos a seguir foram retirados de análises da crítica literária a respeito de narrativas em prosa africanas. Assinale a reflexão cujo referente é a obra Luuanda, de José Luandino Vieira:


A.
"A obra é composta por [...] contos narrados com um hiper-realismo em que a fantasia cumpre o papel de revelar a realidade. Os fatos, as imagens, tudo que compõe a matéria narrativa toma dimensões fantásticas, absurdas, extrapolando o real histórico, diluindo a fronteira entre o real e o irreal." (EVARISTO, C.)


B.
"Um desses traços, a fala, isto é, o quimbundo ou o português dialetizado, por oposição à língua, o português de Portugal, funciona também como código de identificação no conjunto de fatores que passam a caracterizar a angolanidade." (SANTILLI, M. A.)


C.
"A fome nas ilhas não é mimetizada como mera obra do acaso ou como dialética do destino de um povo sofredor. Bem claramente, a narrativa nos mostra o imobilismo do governo colonial, a falta de uma programação governamental dinâmica que procure superar, de um lado, a adversidade climática e, por outro, a natureza pobre e carente das ilhas [...] batidas pelo suão e pelas lestadas." (FERREIRA, J.)


D.
"Portanto, um número significativo de escritores escolheu 'moçambicanizar' tanto os temas como o estilo da língua literária européia com que escrevem. Tentam apropriar-se da língua e remodelá-la na sintaxe, gramática e vocabulário, de modo a refletir a cultura oral moçambicana. Deste modo, contribuíram para legitimar o que é, indubitavelmente, uma das mais coerentes experiências de fusão da cultura oral e escrita." (LOPES, J.)


E.
"Reúne todos os ingredientes da herança neo-realista, desde a rudeza do trabalho rural e o sofrimento do povo, até à tensão dramática e mesmo comovente de uma atmosfera carregada, raiando muito de perto a tragédia social." (LARANJEIRA, P.)


Sagot :

Resposta:

B

Explicação: