Obtenha esclarecimentos detalhados no IDNLearner.com. Não importa a complexidade de suas perguntas, nossa comunidade tem as respostas que você precisa para avançar.

Qual a diferença entre psicologo e psiquiatra

Sagot :

Resposta:

O Psicólogo, assim como o Psiquiatra, tem licença profissional para trabalhar na promoção de saúde mental, visto que, de acordo com uma das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Psicologia, definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o psicólogo deve Desenvolver ações voltadas à saúde psicológica e psicossocial. Mas o Psicólogo pode trabalhar também em diversas áreas.

O objetivo do psiquiatra é promover melhorias na saúde mental com a identificação, diagnóstico e tratamento medicamentoso (ou não) das desordens mentais. O profissional de psiquiatria pode atuar em clínicas particulares, hospitais psiquiátricos, clínicas de apoio a dependentes químicos, e outros lugares, tanto sozinho quanto em uma equipe multiprofissional.  

Explicação:

Exemplo: Suponha que um paciente chega à clínica de um psicólogo e este identifica que o paciente está enfrentando um episódio depressivo profundo e pode precisar de psicotrópicos (um tipo de medicação), logo, este psicólogo, que não pode fazer prescrição de remédios, o encaminhará para um psiquiatra. O paciente poderá fazer uso do psicotrópico com acompanhamento do psiquiatra e fazer psicoterapia com o psicólogo, ambos profissionais trabalhando na promoção de saúde mental do mesmo paciente. Este paciente poderá também chegar ao psiquiatra antes e ser encaminhado para atendimento psicológico em sequência.

Resposta:

Olá, Boa Tarde! :)

Explicação:

PSIQUIATRA

Para ser considerado um psiquiatra, é necessário que se tenha a formação regular em medicina (6 anos) e que tenha feito residência na área de psiquiatria por 3 anos. Seu principal objetivo é controlar os sintomas do paciente através de medicamentos e acompanhamento.

O psiquiatra costuma tratar de distúrbios mentais graves, como esquizofrenia, bipolaridade e depressão, mas também pode intervir em casos mais comuns, como os de insônia e ansiedade, por exemplo.

Apenas o psiquiatra pode prescrever medicamentos e cabe a ele fazer o acompanhamento de como o paciente está reagindo ao tratamento. Geralmente, os encontros com o psiquiatra são de periodicidade mensal, mas isso pode variar dependendo de cada caso.

PSICÓLOGO

Diferentemente do psiquiatra, o psicólogo não tem formação em medicina, mas em psicologia. Seu principal objetivo é conduzir o processo terapêutico para ajudar o paciente encontrar respostas às suas indagações e conseguir resolver problemas internos profundos, como traumas e hábitos nocivos.

O psicólogo também tem papel fundamental no tratamento de doenças como depressão e ansiedade, pois auxiliará o paciente a encontrar saídas para o direcionamento de seu potencial. Os encontros com o psicólogo – ou as sessões de terapia – costumam ocorrer semanalmente.

Bons Estudos!