IDNLearner.com, onde perguntas são resolvidas por especialistas. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos do conhecimento.

A literatura infantil, em termos de teoria e crítica literárias, ainda é, e talvez continue a ser sempre, um campo aberto de definições e desafios teóricos. Todas essas definições e desafios, no entanto, tem em comum o fato de serem interpelados, no princípio de qualquer elaboração, a se confrontar com a noção que marca a especificidade desse gênero literário particular: o adjetivo "infantil" (SIMÕES, Lucila B. T. S. Literatura Infantil: entre a infância, a Pedagogia e a Arte. In: Edila Vianna da Silva e Diana Klinger (Org.). Caderno de Letras da UFF. O lugar da teoria nos estudos linguísticos e literários, 2013, p. 219). Em relação à Literatura Infantil é CORRETO afirmar:
Escolha uma opção:

a.
Não existem livros para criança. Eles são um conceito inventado por motivos comerciais e mantido pela tendência humana de classificar e rotular

b.
O que define e distingue a literatura infantil é, justamente, seu leitor implícito, ou melhor, o que marca sua especificidade é o público a que se destina, pois é a única manifestação literária que a priori, do ponto de vista da criação literária, tem um público bem determinado.

c.
Os bons livros destinam-se apenas para adultos, crianças, de maneira geral, não possuem muita criticidade.

d.
Existe uma ampla discordância quanto à possibilidade de se abordar a literatura infantil da mesma maneira que a literatura adulta. A literatura para adultos difere da literatura para criança, pois esta é menos complexa.

e.
Os livros infantis sempre estiveram em grande parte nas mãos de bibliotecários e professores que são as pessoas mais indicadas para escolher os melhores livros às crianças.