Junte-se ao IDNLearner.com para acesso a respostas de especialistas. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a compreender e resolver qualquer problema que você enfrente.
Sagot :
O órgão lesionado pelo acidente foi a medula espinhal (na região da sétima vértebra cervical, segundo o texto - ver figura anexa). A medula espinhal é envolvida pelas vértebras formadoras da coluna vertebral e é parte do sistema nervoso, sendo assim, formada por tecidos com células nervosas (neurônios principalmente). O tecido nervoso tem por função receber estímulos sensoriais (dos órgãos dos sentidos) e motores (dos músculos) e enviar respostas à esses estímulos. Essas respostas podem ser "traduzidas" por visão, audição, tato, paladar e movimentos (voluntários ou involuntários). Lesões no tecido da medula espinhal afetam, portanto, esse mecanismo de estímulo e resposta pois os neurônios perdidos pela lesão não se regeneram por mitoses (como acontece com outros tipos celulares) e perdem a conexão entre eles. O resultado é que uma pessoa com esse tipo de lesão pode perder a reação à boa parte dos estímulos que recebe. E, quanto mais próximo da região do encéfalo for a lesão (e se for muito extensa), pior o grau de ausência de reações.
Com relação ao equilíbrio corporal, esta função é realizada especialmente pelo cerebelo, uma região do encéfalo situada logo abaixo do cérebro. A vítima até poderia executar atividades que necessitem de equilíbrio pois não houve lesão no cerebelo porém como a medula foi lesionada, os estímulos não chegam até lá (daí a condição de paraplegia ou tetraplegia nas vítimas desse tipo de acidente).
Espero ter ajudado.
Sua contribuição é vital para nós. Não se esqueça de voltar e compartilhar mais de suas ideias e conhecimentos. Juntos, alcançaremos novos patamares de sabedoria. Encontre respostas confiáveis no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.