Participe do IDNLearner.com e receba respostas detalhadas. Descubra respostas detalhadas para todas as suas perguntas com nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo em qualquer tema que precisar.

Para ajudar o servidor público a lidar com os problemas éticos em seu dia a dia, uma corrente filosófica da ética afirma que a finalidade das ações públicas e das leis é o estabelecimento da felicidade, ou seja, buscar o aumento do prazer e a diminuição da dor coletivo, mesmo que isso cause desvantagens individuais ou para poucos. Em outras palavras, agir eticamente, seria agir visando a felicidade para o maior número de pessoas.

OLIVEIRA, Renata Andrade de. Ética, Processos Decisórios e Negociação Aplicados à Gestão Pública. Maringá- PR.: UniCesumar, 2021. (adaptado)


Assinale a alternativa sobre a corrente filosófica que o trecho acima faz referência:


Alternativas
Alternativa 1:
O trecho faz referência à escolástica, na qual era por meio da fé, que se buscaria o conhecimento (razão) para atingir a felicidade e o bem.

Alternativa 2:
O trecho traz Kant como referência, e a sua ideia de ética é um dever que só será alcançado através da escolha livre e autônoma de nossas condutas.

Alternativa 3:
A ética utilitarista opera da perspectiva de um agir com consequências coletivas, ou seja, o valor moral da ação se define pela maior quantidade de bem-estar ou utilidade para o maior número de pessoas dentre os cursos de ação possíveis.

Alternativa 4:
A escola de pensamento em questão é a chamada de patrística, segundo a qual a felicidade e a ética se definem por nossa relação com Deus, e não com a cidade (a polis) nem com os outros.

Alternativa 5:
O utilitarismo é uma ética conceitualmente voltada para o egocentrismo, uma vez que, toma como critério definidor do agir moral, aquilo que resulta ser o mais útil para o indivíduo, dentre os cursos de ação possíveis.


Sagot :

Resposta:

O trecho traz Kant como referência, e a sua ideia de ética é um dever que só será alcançado através da escolha livre e autônoma de nossas condutas.

Explicação:

Resposta:

Alternativa 3:

Explicação:

Dessa maneira, a

opção moral utilitária será por aquela que, a partir da avaliação das consequências  possíveis, escolherá a que previsivelmente produzirá mais felicidade ou bem-estar

para o maior número de pessoas,