Encontre respostas para suas perguntas com a ajuda da comunidade do IDNLearner.com. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo no que for necessário.

“A pressão arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos e é regida por três fatores: a força do coração, o diâmetro do vaso e o volume de sangue circulante. Quaisquer alterações em um destes fatores, poderá alterar o valor da pressão arterial” (GUYTON, 2011).
Baseado no texto e no seu conhecimento sobre o choque podemos concluir que:
a. No choque hipovolêmico a pressão arterial estará sempre normal.
b. No choque cardiogênico a pressão arterial estará sempre elevada.
c. No choque séptico a pressão arterial estará sempre alta.
d. No choque hipovolêmico, a tendência é que a pressão arterial diminua devido ao volume circulante ter um comprometimento no choque.
e. No choque cardiogênico a pressão arterial deverá ser mantida em valores baixos até que o paciente estabilize sua hemodinâmica.


Sagot :

Resposta:

d. No choque hipovolêmico, a tendência é que a pressão arterial diminua devido ao volume circulante ter um comprometimento no choque.

Explicação:

corrigida pelo AVA

A opção correta é: d. No choque hipovolêmico, a tendência é que a pressão arterial diminua devido ao volume circulante ter um comprometimento no choque.

A questão trata sobre os tipos de choque e a consequência na pressão arterial.

O que é choque?

Choque pode ser definido como estado de hipoperfusão de órgãos, ou seja, um estado de baixa irrigação de sangue. Uma vez que há pouca chegada de sangue, há pouca oxigenação, resultando em disfunção celular e até morte.

Existem quatro tipos de choque: hipovolêmico, cardiogênico, distributivo e obstrutivo.

  • O choque hipovolêmico é o mais comum e é resultado de um débito cardíaco (quantidade de sangue ejetado pelo coração a cada minuto) inadequado por conta de um baixo volume de sangue.

  • O choque cardiogênico é resultado de um débito cardíaco inadequado por disfunção do coração

  • O choque distributivo não altera o débito cardíaco, mas resulta de má perfusão nos tecidos por conta de vasodilatação, o que compromete o fornecimento de oxigênio aos tecidos.

  • Por fim, o choque obstrutivo, como o próprio nome diz, acontece quando há obstrução mecânica do fluxo sanguíneo, resultando em baixo débito cardíaco e perfusão inadequada.

Resolvendo a questão

a). No choque hipovolêmico a pressão arterial estará sempre normal.

Incorreta. Dependendo do volume de sangue perdido, a pressão arterial pode estar normal ou diminuída.

b). No choque cardiogênico a pressão arterial estará sempre elevada.

Incorreta. A disfunção resulta em débito cardíaco inadequado e hipotensão.

c). No choque séptico a pressão arterial estará sempre alta.

Incorreta. O choque séptico é um subtipo de choque distributivo, o qual é caracterizado por grande inflamação, que resulta em ativação do sistema imunológico, maior permeabilidade vascular e síntese de moléculas vasodilatadoras, com consequente hipotensão.

d). No choque hipovolêmico, a tendência é que a pressão arterial diminua devido ao volume circulante ter um comprometimento no choque.

Correta.

e). No choque cardiogênico a pressão arterial deverá ser mantida em valores baixos até que o paciente estabilize sua hemodinâmica.

Incorreta. A manutenção da hipotensão reduz ainda mais a perfusão no coração, causando isquemia e lesão progressiva da musculatura cardíaca.

Saiba mais sobre circulação sanguínea: https://brainly.com.br/tarefa/30455167

#SPJ2

View image NicoSPiro