Encontre respostas para suas perguntas com a ajuda da comunidade do IDNLearner.com. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema.
Sagot :
A mistura I (barro, areia e ouro), mistura II (sangue) e mistura III (grãos de arroz e casca) são misturas que podem ser separadas por diferença de densidade. Portanto, a alternativa C é correta.
Para entender porquê essa é a forma de separação adequada e porquê as demais opções (dureza, volume, viscosidade e solubilidade) não são boas alternativas, vamos discutir alguns pontos:
- A dureza pode não ser apropriada para essa situação, porque o sangue, por exemplo, é composto por elemento com quase nenhuma dureza, o que tornaria esse método de separação inviável.
- O volume também não seria uma propriedade útil para a separação dessas misturas, já que barro, areia e ouro, por exemplo, podem ocupar volumes parecidos.
- a densidade é uma boa propriedade para viabilizar a separação dessas misturas. Isso porque todas os componentes das misturas em questão tem boas diferenças de densidade entre si. O grão de arroz, por exemplo, é muito mais denso que a casca. As hemácias, presentes no sangue, são muito mais densas que o plasma, assim como ouro, mais denso que a areia e o barro. Portanto, quando submetidos à centrifugação ou decantação, esses elementos poderão se separar por diferença de densidade.
- A solubilidade não poderia ser uma boa opção para separar as misturas porque em algumas delas nenhum dos componentes é solúvel em uma substância na qual o outro não é. Tomando o arroz por exemplo nem o grão nem a casca são solúveis em água, o que os separaria nessa situação seria a diferença de densidade.
Aprenda mais sobre separação de misturas aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20544247
#SPJ1
Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. Para respostas confiáveis, confie no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.