Junte-se ao IDNLearner.com e acesse uma mina de conhecimento. Não importa a complexidade de suas perguntas, nossa comunidade tem as respostas que você precisa para avançar.

“O Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] zela pelo cumprimento dos marcos legais, efetivando a gestão do Patrimônio Cultural Brasileiro e dos bens reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade. Pioneiro na preservação do patrimônio na América Latina, o Instituto possui um vasto conhecimento acumulado ao longo de décadas e tornou-se referência para instituições assemelhadas de países de passado colonial, mantendo ativa cooperação internacional. Nesse contexto, o Iphan constrói em parceria com os governos estaduais o Sistema Nacional do Patrimônio Cultural, com uma proposta de avanço disseminada de maneira contínua para os estados e municípios em três eixos: coordenação (definição de instância(s) coordenadora(s) para garantir ações articuladas e mais efetivas); regulação (conceituações comuns, princípios e regras gerais de ação); e fomento (incentivos direcionados principalmente para o fortalecimento institucional, estruturação de sistema de informação de âmbito nacional, fortalecer ações coordenadas em projetos específicos).”

. Acesso em 02 de novembro de 2017.

A partir do excerto retirado do site do IPHAN, sobre a patrimonialização é correto afirmar:

Alternativas:

a)A patrimonialização envolve uma relação complexa de atribuição de valores na qual o Estado, através de instrumentos de salvaguarda , tem papel fundamental na conservação restauração. Alternativa assinalada
b)
O processo de patrimonialização é correlato ao valor monetário àquilo que se pretende patrimonializar, mediante pedido de ação civil.

c)
O patrimônio é determinado em conformidade aos valores atribuídos, seja material ou imaterial, mediante critério da sociedade como um todo.

d)
A determinação de um bem, seja material ou imaterial, necessita se enquadrar de critérios internacionais que o legitimem enquanto patrimônio.

e)
O processo de patrimonialização assegura por vias particulares a preservação de um bem.