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Sagot :
Atividades Rítmicas
A Atividades Rítmicas como a grande referência de atividade, pois Schilder (1999) afirma que o movimento e a Dança permitem ao indivíduo a possibilidade de exterminar, diminuir ou alterar a forma rígida do modelo postural do corpo, alterando o fenômeno da imagem corporal, concretizando-se como um método capaz de transformar a imagem corporal. Entendemos as Atividades Rítmicas como um bloco de conteúdos da Dança, onde valorizamos o movimento para além da técnica, usufruindo-o de forma consciente para qualificar as habilidades motoras, educar para a livre expressão corporal e contribuir para a consciência corporal. Assim consideramos relevante estudar, saber e analisar quais as contribuições das Atividades Rítmicas e Expressivas na percepção da imagem corporal em crianças na fase inicial do ensino escolar. Objetivamos verificar e identificar qual a representação mental desenvolvida, na criança, sobre o corpo como figura; determinar possibilidades de ensino a partir das Atividades Rítmicas e expressivas, como conteúdo, nas séries iniciais do Ensino Fundamental; constatar a importância das Atividades Rítmicas e expressivas como conteúdo do componente curricular Educação Física. Para alcançarmos nossos objetivos adotamos como objeto concreto de observação, para a percepção da Imagem Corporal em crianças, o instrumento do “Desenho do corpo”, este objeto foi encontrado na Bateria Psicomotora de Fonseca (1995). Salientamos que o mesmo foi adaptado, não foi realizado na perspectiva de teste, onde originalmente avalia os alunos e sua percepção de noção de corpo através de uma cotação de 04 (quatro) a 01 (um), e sim como um objeto concreto para facilitar a observação sobre a percepção da Imagem Corporal dos alunos avaliados. Visto que Thomas, Nelson e Silverman (2007), colocam que a coleta de dados dentro da pesquisa qualitativa pode ser através de observações, entrevistas e/ou instrumentos projetados ou adaptados pelos próprios pesquisadores. Foram realizados dois desenhos. O primeiro antes da intervenção frente aos alunos e o segundo após as oito intervenções com ênfase nas Atividades rítmicas e expressivas. Os desenhos foram descritos e comparados, apontando os traços existentes ou não na percepção da Imagem Corporal. Procurando situar uma objetivação da representação do corpo, tanto no aspecto gnósico como simbólico e gráfico. Utilizamos, igualmente, a observação indireta com auxilio da técnica de Diário de Campo, onde registramos os fatos importantes acontecidos durante as aulas, tais como a participação dos alunos, o comprometimento e a compreensão dos objetivos e os pontos positivos e os negativos das aulas, que foram descritos nas análises dos dados. O estudo realizou-se em uma Escola Municipal do município de Santa Maria/RS. O grupo de participantes era composto por 19 (dezenove) alunos, sendo 09 meninos e 10 meninas, na faixa etária de 06 (seis) e 08 (oito) anos. Foram realizados 10 (dez) encontros com a turma de avaliados, sendo o primeiro encontro destinado para o Primeiro Desenho do corpo (D1), 08 (oito) encontros destinados para a intervenção e vivência prática do conteúdo proposto e o último encontro para o Segundo Desenho do corpo (D2).
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