Obtenha respostas detalhadas para suas perguntas com o IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversas disciplinas.

O estado plano de tensões é uma condição na qual um dos componentes de tensões tridimensionais é zero, enquanto que os outros dois componentes de tensões são não nulos. Essa condição bidimensional de tensões lida apenas com carregamentos em um plano e é muito útil no dimensionamento de componentes. O círculo de Mohr é uma ferramenta muito utilizada por engenheiros, pois nele é possível representar, de forma gráfica, um estado plano de tensões. O círculo permite que o projetista visualize um elemento em seu estado natural e em diferentes inclinações, podendo avaliar analiticamente o comportamento das tensões normais principais e a tensão máxima de cisalhamento.

Considere um ponto em uma superfície sujeito ao estado plano de tensões σ_x =-47 MPa, σ_y =-186 MPaeτ_xy =-29 MPa, conforme ilustrado na figura:


Figura - Estado plano de tensões

Fonte: Hibbeler (2010, p. 343).

Desenhe o círculo de Mohr para esse estado de tensões. Determine também as tensões que agem no ponto orientado a um ângulo θ=-33º a partir do eixo x, mostrando essas tensões em um esboço do elemento inclinado.