Encontre soluções e respostas para todas as suas perguntas no IDNLearner.com. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a compreender e resolver qualquer problema que você enfrente.

Em uma escola particular a proposta pedagógica tem como base conceitual a teoria de Vygotsky, por isso, espera-se que os professores, ao planejarem suas aulas apoiem o desenvolvimento delas nos princípios dessa teoria. Você, coordenador(a) pedagógico(a) recebe uma professora recém-chegada à escola e que atuará numa sala de 3º ano do Ensino Fundamental. Essa professora, ao organizar seu plano de ensino apresenta a seguinte metodologia de trabalho com os alunos: “Os alunos deverão acompanhar as atividades que lhes serão apresentadas de forma atenta e disciplinada. Cada aluno receberá as orientações das atividades impressas e, cada qual em suas carteiras, deverão refletir sobre as possíveis soluções. Caso haja dificuldade por parte de algum aluno, será marcado um horário no período diverso à aula para atendimento específico. Todas as atividades serão corrigidas e os alunos deverão colá-las no caderno para registro e estudo posterior para a avaliação.” Ao ler essa proposta metodológica, você deverá orientar a professora em relação à proposta da escola, ou seja, apontar na metodologia apresentada por ela, quais modificações precisarão ser feitas para que atenda à teoria de Vygotsky.

Sagot :

Resposta:

     Pelo fato de que para Vygotsky a educação ocorre em meio a influencias internas e externas é necessário haver interação social, deve ser criado um ambiente onde as informações façam sentido para a criança, e não um deposito de informações excessivas. Deve-se aplicar a ZDP, um método que é difícil para o aluno desenvolver sozinho, necessitando ser orientadas por um adulto (professor) e interação com outras crianças com habilidade,  sempre levando em consideração o nível de ZDP da criança. O professor deve estar atento ao nível de desenvolvimento o aluno se encontra para que aproveite a sua disposição para projetar os próximos avanços desta zona, podendo também usar conceitos como: ANDAIME (perguntas investigativas) “me dê um exemplo disso”, “que conexão se faz a partir disso”?  DIÁLOGO (meio que adultos ou crianças hábeis conseguem transpor conceitos espontâneos, desorganizados, para sistemáticos, lógicos e racionais) utilizando a linguagem pela qual se faz o discurso privado, quando a criança brinca sozinha diz: “assim não deu”, “isso é difícil”, “agora vou fazer assim” isto demonstra o que esta no seu interior e deve ser usado quando se junta a outras.

Explicação:

Padrão de resposta esperado

Para Vygotsky a aprendizagem ocorre por meio de interações sociais, por isso é fundamental que haja atividades em grupo, uma vez que as crianças buscam apoiar-se umas nas outras e no professor quando realizam atividades nunca realizadas e que não se sentem seguras em fazê-lo sozinhas. Na perspectiva de Vygotsky a ZDP – zona de desenvolvimento proximal é esse espaço em que o aluno desenvolve uma aprendizagem a partir de ajuda, que precisam de um andaime. Além disso, como há grande valorização da linguagem no processo do desenvolvimento cognitivo, o diálogo entre as crianças é fundamental, pois contribui para que ideias desordenadas, espontâneas e não sistemáticas passem a ser sistemáticas, lógicas e racionais.

Deve apresentar as atividades de forma que os alunos sejam motivados a participar ativamente; a atividade deve ser feita em grupo com troca de experiências; caso haja dificuldade, o professor deverá ser um mediador no processo de ensino-aprendizagem e, os erros fazem parte do aprendizado, não há avaliação, o desempenho é acompanhado pelo professor.

Método de Vygotsky

Também chamado de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo,  o método de Vygotsky compreende a aprendizagem baseada na interação social, valorizando a zona de desenvolvimento proximal e incentivando o trabalho em grupo e a colaboração de todos.

Aprenda mais sobre Vygotsky aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53132924

#SPJ2