IDNLearner.com, sua plataforma para esclarecimentos detalhados. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas.

oq eram os tupiquins ? ​

Sagot :

Resposta:

Dos vários povos indígenas do Brasil, os Tupiniquim estão entre os mais citados e, paradoxalmente, um dos menos conhecidos. No português falado atualmente no Brasil, Tupiniquim é sinônimo de “nacional”, ou “brasileiro” (é comum ver “Antropologia Tupiniquim”, “Cinema Tupiniquim” etc. usados ​​na imprensa), mas o uso dos termos não não ajudam a revelar a realidade de um povo específico que luta pela sua sobrevivência.

A autodenominação Tupiniquim, escrita no passado em diferentes formas – Topinaquis, Tupinaquis, Tupinanquins, Tupiniquins – significa, segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de Antenor Nascentes, com o apoio do historiador Adolfo Varnhagen, "ao lado Tupi, vizinho ao lado", pois a expressão Tupin-i-ki foi traduzida para o português. O Grande Dicionário Etimológico-Prosódico da Língua Portuguesa de Silveira Bueno confirma: Tupinã-ki, "tribo colateral, ramo dos Tupi".

Antigos falantes da língua tupi litorânea, da família tupi-guarani, hoje os tupiniquim falam apenas o português.

Os Tupiniquim habitam três Terras Indígenas no Norte do Espírito Santo, todas no município de Aracruz, próximo a essa cidade e também a Santa Cruz e Vila do Riacho. A Terra Indígena Caieiras Velhas, localizada às margens do Rio Piraquê-Açu, tem metade de suas áreas ocupadas por capoeiras (terras cobertas por vegetação rasteira), enquanto o restante é dividido entre Mata Atlântica, campos agrícolas e mangue do rio. Sua demarcação foi homologada pelo Decreto n. 88.926, de 27 de outubro de 1983, e foi registrado no Serviço de Patrimônio da União (SPU) em 1995.