IDNLearner.com, onde todas as suas perguntas são respondidas. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar.
Sagot :
Sobre as implicações da fumaça de um incêndio sobre o metabolismo tecidual é possível afirmar que o processo de combustão (fogo) libera gases tóxicos como o monóxido de carbono, o qual liga-se às hemácias de forma irreversível e impede que elas transportem o oxigênio aos tecidos e órgãos. Nesse sentido, causa-se uma asfixia e uma falência múltipla de órgãos devido à falta de oxigênio para o metabolismo aeróbico.
Asfixia por monóxido de carbono
Nos casos de incêndio, principalmente em locais fechados, o que ocorre é uma liberação de grandes quantidades de CO (monóxido de carbono), o qual liga-se à hemoglobina formando a carboxihemoglobina. Considerando que esse gás apresenta uma afinidade muito maior pela hemoglobina que o oxigênio, ele impede o transporte de O2 por essas células.
Dessa forma, a entrega de oxigênio às células por via sanguínea fica comprometida, o que causa a deterioração das células e morte de tecidos e órgãos, os quais sofrem por falta de oxigênio para o metabolismo celular (necrose e isquemia).
Outra questão sobre carbohemoglobina:
https://brainly.com.br/tarefa/753062
#SPJ1

Sua participação ativa é essencial para nós. Não hesite em voltar e continuar contribuindo com suas perguntas e respostas. Juntos, alcançaremos grandes coisas. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Estamos aqui para fornecer respostas precisas e confiáveis, então visite-nos novamente em breve.