IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas de especialistas. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudar no que for necessário.

Um engenheiro projeta uma pista de corrida de carro que possui uma curva fechada de raio 10 m. Para aumentar a velocidade limite da curva, o engenheiro determinou uma inclinação de 30 graus em relação à horizontal. O coeficiente de atrito entre os pneus do um certo carro e a pista é de 0,5. Calcule a velocidade máxima que este carro poderá entrar na curva sem derrapar.

Sagot :

A velocidade máxima com que este carro pode entrar na curva sem derrapar é 11,7 m/s

Dinâmica do movimento circular

O Movimento Circular Uniforme (UCM) é um movimento acelerado; Embora o módulo do vetor velocidade tangencial seja sempre o mesmo, sua direção e direção variam continuamente. De acordo com a Segunda Lei de Newton, para manter essa aceleração é necessária uma força, que é conhecida como força centrípeta.

Considerando um objeto se movendo em uma circunferência de raio R com velocidade constante v, (movimento circular uniforme). Como o vetor v muda de direção, dizemos que o objeto sofre uma aceleração de módulo [tex]\frac{V^2}{R}[/tex] e é direcionado para o centro de rotação (aceleração centrípeta). De acordo com a segunda lei de Newton:

                                                     [tex]\vec{F}=m\frac{V^2}{R}\hat{r}[/tex]

Para resolver este exercício, você deve criar um sistema de coordenadas como o mostrado na imagem e obter a seguinte soma de forças:

                                    [tex]F_x=mgsen(\theta)+F_r=\frac{mV^2}{R} \\F_y=mgcos(\theta)-N=0\\F_y=N=mgcos(\theta)[/tex]

Sabendo que a força de atrito antes do deslizamento é:

                                               [tex]F_r=N\mu[/tex]

Substituindo podemos encontrar a velocidade:

                            [tex]mgsen(\theta)+F_r=\frac{mV^2}{R} \\mgsen(\theta)+mg \mu cos(\theta)=\frac{mV^2}{R} \\gsen(\theta)+gcos(\theta)=\frac{V^2}{R}\\\\V=\sqrt{gR(sen(30)+con(30))}\\ V=\sqrt{10m/s^2*10m(0,5+0,87)}\\V=10m/s\sqrt{1,37}\\ V=11,7 m/s[/tex]

Se você quiser ler mais sobre a dinâmica do movimento circular, você pode ver este link:

https://brainly.com.br/tarefa/24562169

#SPJ1

View image JosGonza