Obtenha soluções detalhadas no IDNLearner.com. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas detalhadas para todas as suas perguntas e dúvidas.

Enquanto, calvinistas defendiam que era Deus quem escolhia quem iria salvar, independente da vontade humana, os sinergistas e monergistas acreditavam que o homem tinha participação ou que pela ação do Espírito Santo, o homem poderia ser salvo. Foram várias brigas, discussões e gerou morte, ao ponto de ser convocado um sínodo nacional em Dort, Holanda, iniciou-se o concílio em 13 de novembro de 1618 e foram 154 reuniões até o dia 09 de maio de 1619. Os arminianos perderam as discussões e foram considerados hereges, perderam seus cargos eclesiástico e foram desapropriados. Certo tempo depois, Maurício de Nassau, governador da Holanda, calvinista, morre, o poder dos calvinistas fica enfraquecido e os arminianos conseguem retornar ao país e fundar suas igrejas. Assim, a Holanda continha um berço arminiano que cresceu e se expandiu pelo mundo. Destaque os pontos defendidos pela corrente arminiana.

Assinale a alternativa correta:

a.
A depravação é total - A Expiação destina-se aos santos - A Graça é Irresistível - A eleição é condicional - A segurança eterna é também condicional.


b.
A depravação é total - A Expiação destina-se a Todos - A Graça é Resistível - A eleição é condicional - A segurança eterna é também condicional.


c.
A depravação é total - A Expiação destina-se a Todos - A Graça é Resistível - A eleição é incondicional - A segurança eterna é também condicional.


d.
A depravação é total - A Expiação destina-se a Todos - A Graça é Resistível - A eleição é condicional - A Perseverança dos Santos.


e.
A depravação é total - A Expiação destina-se a Todos - A Graça é Resistível - A eleição é condicional - A segurança eterna é incondicional.


Sagot :

A opção correta é "b" (A depravação é total - A Expiação destina-se a todos - A Graça é resistível - A eleição é condicional - A segurança eterna também é condicional). Estes são os cinco pontos da Remonstrância, movimento teológico liderado por Jacó Armínio (1560-1609), nascido nos Países Baixos. Sua doutrina ficou conhecida como Arminianismo.

Entendendo os cinco pontos

Para entender a alternativa correta, é preciso compreender o que significam os cinco pontos capitais da Remonstrância segundo Armínio:

  1. A depravação é total. A doutrina sustenta que o ser humano está manchado pelo pecado. A única salvação possível é pela fé.
  2. A Expiação destina-se a todos. Os arminianos acreditam que o sacrifício de Cristo na cruz é suficiente para salvar a toda a humanidade. Porém, a salvação precisa ser aceita.
  3. A Graça é resistível. O Arminianismo professa que há livre-arbítrio. A Graça divina está disponível a todos, mas cada um deve decidir aceitá-la e pode optar por negá-la.
  4. A eleição é condicional. A doutrina diz que a salvação é oferecida gratuitamente pelo poder divino. Não pode ser merecida ou buscada de outra forma que através da fé.
  5. A segurança eterna é condicional. O Arminianismo sustenta que a salvação não é garantida. Os seres humanos podem perdê-la, se não se dedicarem.

Diferenças com o Calvinismo

  • Alguns dos pontos de discórdia do Arminianismo com o Calvinismo dizem respeito aos cinco pontos.
  • Os calvinistas acreditam que o poder divino escolhe alguns eleitos para terem fé e eles não podem resistir a ela. Para os arminianos, a eleição para a fé é condicional, depende de um ato de aceitação.

Aprenda mais sobre Calvinismo aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/2155750

#SPJ1