Encontre soluções para seus problemas com a ajuda dos especialistas do IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversas disciplinas.

A mosca Drosophila, conhecida como mosca-das-frutas, é bastante estudada no meio acadêmico pelos geneticistas. Dois caracteres estão entre os mais estudados: tamanho da asa e cor do corpo.

Em se tratando do tamanho da asa, a característica asa vestigial é recessiva e a característica asa longa, dominante. Em relação à cor do indivíduo, a coloração cinza é recessiva, e cor preta é dominante.

Em um experimento, foi realizado um cruzamento entre indivíduos heterozigotos para os dois caracteres.Quais as possibilidades e a porcentagem dos fenótipos que podem ocorrer?


Sagot :

A partir dos devidos cruzamentos realizados, e tendo conhecimento acerca do método resolutivo de questões de Segunda Lei de Mendel, chegamos na conclusão que as respostas para essa pergunta são :

56,25% serão moscas com ambas as características dominantes (asa longa e pretas)

37,5% serão moscas com uma característica dominante e outra recessiva (asa longa e cinza/asa curta e preta)

6,25% serão moscas com ambas as características recessivas. (asa curta e cinzas)

  • Mas como saber disso ?

É bastante simples, essa questão trata sobre a proporção fenotípica 9 : 3 : 3 : 1, descoberta por Gregor Mendel em seus cruzamentos com ervilhas, Mendel descobriu que em um cruzamento entre dois heterozigotos, os descendentes seguirão a proporção fenotípica 9 : 3 : 3 :1, isso, claro, para a herança genética mendeliana, que trata com apenas pares de genes alelos (AaBb) e que estabelecem entre si uma relação de dominância completa entre si, mas atualmente sabemos que boa parte das características são heranças poligênicas, ou seja, sofrem a influência de diversos genes.

  • Mas do que trata essa proporção ?

Mendel descobriu que a cada 16 descendentes, 9 terão as duas características dominantes, 3 terão uma característica dominante e outra recessiva, 3 terão outra característica dominante e outra recessiva, e 1 descendente vai ter as duas características recessivas. Para exemplificar com o quadro de punnett, vamos comprovar com os cruzamentos.

A questão nos informou que no que se refere ao tamanho da asa, a asa vestigial é considerada recessiva, enquanto que a longa é considerada dominante, enquanto que na cor do indivíduo, a coloração cinza é recessiva, e a cor preta é dominante. Com essas informações, vamos anotar os genótipos e fenótipos existentes :

  • Anotando os genótipos e fenótipos :

[tex]\Large Tamanho~da~asa\begin{cases}Asa~longa\rightarrow AA~ou~Aa\\Asa~vestigial\rightarrow aa\\\end{cases}[/tex]

[tex]\Large Cor~do~individuo\begin{cases}Preto\rightarrow BB~ou~Bb\\Cinza\rightarrow bb\\\end{cases}[/tex]

[tex]\Large moscas\begin{cases}Asa~longa~e~preta\rightarrow~A\_B\_\\Asa~longa~e~cinza\rightarrow~A\_bb\\Asa~curta~e~preta\rightarrow~aaB\_\\Asa~curta~e~cinza\rightarrow~aabb\\\end{cases}[/tex]

A questão também nos informou que em um experimento, foi realizado um cruzamento entre dois duplo heterozigotos, ou seja, os genótipos de ambas as moscas se dá por AaBb.

  • Certo, e como fazemos esse cruzamento ?

O primeiro passo é retirarmos os gametas que esse genótipo vai produzir, um genótipo que se dá por AaBb vai gerar 4 gametas, a saber :

  1. AB
  2. Ab
  3. aB
  4. ab

Como são 2 indivíduos, vamos repetir esses gametas e montar o quadro de Punnett, fazendo isso, temos que :

  • Montando o quadro de Punnett :

                   [tex]\Large\text{$AB$}[/tex]               [tex]\Large\text{$Ab$}[/tex]             [tex]\Large\text{$aB$}[/tex]              [tex]\Large\text{$ab$}[/tex]

 

[tex]\Large\text{$AB$}[/tex]        [tex]\Large\text{$\bf AABB$}[/tex]         [tex]\Large\text{$\bf AABb$}[/tex]    [tex]\Large\text{$\bf AaBB$}[/tex]     [tex]\Large\text{$\bf AaBb$}[/tex]

[tex]\Large\text{$Ab$}[/tex]          [tex]\Large\text{$\bf AABb$}[/tex]           [tex]\Large\text{$\sf AAbb$}[/tex]       [tex]\Large\text{$\bf AaBb$}[/tex]      [tex]\Large\text{$\sf Aabb$}[/tex]

[tex]\Large\text{$aB$}[/tex]          [tex]\Large\text{$\bf AaBB$}[/tex]          [tex]\Large\text{$\bf AaBb$}[/tex]       [tex]\Large\text{$\sf aaBB$}[/tex]        [tex]\Large\text{$\sf aaBb$}[/tex]

[tex]\Large\text{$ab$}[/tex]            [tex]\Large\text{$\bf AaBb$}[/tex]            [tex]\Large\text{$\sf Aabb$}[/tex]          [tex]\Large\text{$\sf aaBb$}[/tex]        [tex]\Large\text{$aabb$}[/tex]

Para você observar melhor, as moscas que possuem as duas características dominantes estão com a fonte em [tex]\bf negrito[/tex], as moscas que possuem uma característica dominante e outra recessiva estão com a fonte em [tex]\sf Serif[/tex] e a mosca que possui as duas características recessivas está sem fonte para identificar mais facilmente;

Analisando esse quadro de Punnett, podemos inferir que :

9/16 dos genótipos são A_B_, isso é, as duas características dominantes, e se dividirmos 9 por 16, encontramos em porcentagem o valor de 56,25%.

3/16 dos genótipos são A_bb, isso é, asa longa e cinza, e se dividirmos 3 por 16, encontramos em porcentagem o valor de 18,75%

3/16 dos genótipos são aaB_, ou seja, com asa curta e cor preta, e dividindo 3 por 16 encontramos 18,75%

E por fim, 1/16 dos genótipos são aabb, ou seja, asa curta e cor cinza, ambas as características recessivas, e ao dividirmos, encontramos o valor de 6,25% em porcentagem.

Em suma, os fenótipos são a proporção fenotípica de 9 : 3 : 3 : 1 e as porcentagens são 56,25% para o fenótipo de ambas as características dominantes, 37,5% para os fenótipos de uma característica dominante e outra recessiva e 6,25% para ambas as características recessivas.

Bons estudos e espero ter ajudado :D

View image DuuudsLD