Descubra as respostas que procura no IDNLearner.com. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para obter respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos de conhecimento.

No trecho de circuito elétrico a seguir, a ddp entre A e B é 100V e a corrente i tem intensidade de 2A. O valor da resistência do resistor R é:

a) 2 ohms

b) 48 ohms

c) 22 ohms

d) 58 ohms


No Trecho De Circuito Elétrico A Seguir A Ddp Entre A E B É 100V E A Corrente I Tem Intensidade De 2A O Valor Da Resistência Do Resistor R Éa 2 Ohmsb 48 Ohmsc 2 class=

Sagot :

O valor da resistência do resistor R é R=6,333... ohm

Associação de resistores

Para analisar um sistema de resistores podemos facilitar os cálculos usando o conceito de resistência equivalente, além das propriedades básicas de associação em série e em paralelo. Segue uma das formas de resolver a questão:

Observemos que os 3 resistores que estão em paralelo têm de ter o mesmo valor de tensão em cada, como cada um tem um valor diferente de resistência então a corrente deve ser proporcional para que a multiplicação R * I gere o mesmo valor de V assim sabemos que se o resistor de 12 ohm tem corrente 2A, então o de 6 ohm tem 4A e o de 4 ohms tem 6A.  

A resistência equivalente desses 3 resistores em paralelo é de:

1/Req=1/12+1/6+1/4

Req=2

A corrente que passa nessa resistência equivalente é a soma das correntes de cada um dos resistores que estavam em paralelo, ou seja, 12A.

Agora, nosso circuito passou a ser uma associação em série do resistor R e do Req. Em um sistema em série a corrente em cada elemento é igual a total, assim se a corrente em Req é 12A então também será em R. Aplicando a Lei de Ohm pro sistema total:

100=(2+R)12

100=24+12R

R=6,333... ohm

R=6,333... ohmO enunciado parece portanto ter valores errados.

Leia mais sobre associações de resistor em: https://brainly.com.br/tarefa/283875

#SPJ9