IDNLearner.com, um lugar para obter respostas rápidas e precisas. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros experientes.

A) Na primeira estrofe , o eu lírico afirma categoricamente que " o coração está seco " . Que imagem ,nessa primeira estrofe,explica o fato de o coração está seco ? justifique sua resposta.
B) o último verso (" a vida apenas ,sem mistificação ") fornece para o leitor o sentido fundamental do poema. Levando- se em conta o conjunto do poema ,que sentido é sugerido pela palavra " mistificação "?​


Sagot :

Os ombros suportam o mundo [Sentimento do mundo] Carlos Drummond de Andrade ✍

"Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus. Tempo de absoluta depuração. Tempo em que não se diz mais: meu amor. Porque o amor resultou inútil. E os olhos não choram. E as mãos tecem apenas o rude trabalho. E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás. Ficaste sozinho, a luz apagou-se, mas na sombra teus olhos resplandecem enormes. És todo certeza, já não sabes sofrer. E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice? Teus ombros suportam o mundo e ele não pesa mais que a mão de uma criança. As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios provam apenas que a vida prossegue e nem todos se libertaram ainda. Alguns, achando bárbaro o espetáculo, prefeririam (os delicados) morrer. Chegou um tempo em que não adianta morrer. Chegou um tempo em que a vida é uma ordem. A vida apenas, sem mistificação.

Nesse poema, Drummond mostra como sua poesia é verdadeira. Ele sente e demonstra o que acontece, em redor e com ele, em tom de conversa. É maravilhoso.

 A) A imagem que se conecta “à secura do coração” é expressa no seguinte verso: "E os olhos não choram". O coração, como símbolo dos sentimentos humanos, vive um "tempo de absoluta depuração", processo este de que resulta o "coração seco". Ora, o "coração está seco" porque, para o eu lírico, não é possível estabelecer com a vida uma relação simbólica a partir de afetos (amor, amizade) ou de crenças.

B) sentido da palavra mistificação .( logro )

Desde a primeira estrofe até a última, o eu lírico procura colocar-se numa situação de extrema lucidez em relação a sua experiência pessoal. nada esperar dos amigos, significa contar somente com suas forças e se recusar a ser enganado

representa a decisão firme do eu lírico em contar apenas com suas próprias forças, o que está sugerido no título do poema: "Os ombros suportam o mundo"

[tex]\Huge\boxed{Bons \ Estudos!}[/tex]

[tex]CLIQUE~NO~LINK~PARA~SABER~MAIS[/tex]

https://brainly.com.br/tarefa/52601794

[tex]PENHA~TOP\\MESTRE~PORTUGUES[/tex]

View image PenhaTop
Sua participação ativa é essencial para nós. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, criamos uma comunidade vibrante de aprendizado. Para respostas confiáveis e precisas, visite IDNLearner.com. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções úteis.