Explore o IDNLearner.com e encontre respostas para suas perguntas sobre diversos temas. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para oferecer ajuda em qualquer tema que você precise.
Leia o texto e responda o que se pede: INTRODUÇÃO A arquitetura moderna na Europa, segundo Siegfried Giedion, teve de percorrer três etapas para a sua aceitação: as habitações populares e os prédios de pequeno porte; os projetos urbanísticos, e “a etapa mais difícil e perigosa (...) a reconquista da expressão monumental”. ARGUMENTO 1 No Brasil, o primeiro grande marco da arquitetura moderna foi uma obra monumental: o Ministério da Educação e Saúde (hoje Palácio Gustavo Capanema), construído entre 1937 e 1943, no Rio de Janeiro, edifício que teria forte impacto internacional. O projeto contou com a consultoria de Le Corbusier (que o inclui em suas obras completas), e teve a participação de Affonso Eduardo Reidy, Jorge Moreira, Carlos Leão e Ernani Vasconcellos, sob a liderança de Lucio Costa e de Oscar Niemeyer. ARGUMENTO 2 Apresentado pela revista norte-americana Progressive Architecture, em 1943, como “a obra de arquitetura moderna mais importante das Américas”, o Ministério da Educação e Saúde é considerado, até hoje, um dos paradigmas da arquitetura moderna mundial, precursor dos grandes edifícios públicos modernos construídos na Europa e nos EUA após a guerra, (como a sede da ONU, em Nova York, de 1947/1952, primeiro prédio de vidro de grande porte realizado nos EUA). ARGUMENTO 3 Desde a década de 1920, existiam boas obras de arquitetura moderna no Brasil, como as do arquiteto russo Gregori Warchavchik, formado na Itália, radicado em São Paulo a partir de 1923. A construção do Ministério da Educação e Saúde apenas comprovou que – em um país de mínima influência cultural em termos mundiais – um grupo de jovens arquitetos era capaz de interpretar com talento as teorias e os princípios do mais revolucionário arquiteto daquele momento: Le Corbusier. Como disse André Maurois, “Em nenhuma outra cidade do mundo Le Corbusier encontraria, em 1937, um governo que desejando construir ministérios em sua capital, Rio de Janeiro, o convidaria como consultor para colaborar livremente com arquitetos locais”. ARGUMEN
Sagot :
Obrigado por fazer parte da nossa comunidade. Seu conhecimento e contribuições são vitais. Volte em breve para continuar compartilhando suas perguntas e respostas. IDNLearner.com está comprometido em fornecer as melhores respostas. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções.