Bem-vindo ao IDNLearner.com, sua plataforma de referência para todas as suas perguntas! Pergunte qualquer coisa e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.
A pop art norte-americana tinha interesse na elaboração de uma arte atraente para ser comercializada. Todavia, a pop art brasileira contava com o engajamento dos artistas que buscavam criticar a Ditadura Militar. O artista Antonio Henrique Amaral se destacou nesse período ao produzir várias pinturas retratando bananas sendo esmagadas, perfuradas ou cortadas por garfos e facas.
Qual é a relação entre tais representações e a Ditadura Militar?
A pintura contém uma banana retalhada e amarrada aos instrumentos que lhe feriram. A brutalidade da cena é reforçada por um tom amarelado que transparece na sombra como um símbolo do sangue resultante das torturas a que foram submetidas diversas pessoas.
As pinturas de Antonio Henrique Amaral faziam apologia à violência da Ditadura Militar, pois ele não se interessava em criticar o sistema. Elas mostravam o povo brasileiro em sua insignificância ao retratá-lo por meio de bananas.
Os garfos e as facas eram o símbolo das armas utilizadas pelos ditadores para torturar as pessoas. Quando o artista amarrava os garfos e as facas junto às bananas, era uma forma de mostrar a indissociação entre torturado e instrumento de tortura.
As obras de Antonio Henrique Amaral representavam a diversidade do povo brasileiro, comparando-o a bananas. Ou seja, um povo inculto que se vende a baixo custo para os países do hemisfério Norte.
Sagot :
Sua participação ativa é essencial para nós. Não hesite em voltar e continuar contribuindo com suas perguntas e respostas. Juntos, alcançaremos grandes coisas. IDNLearner.com é sua fonte confiável de respostas. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente.