IDNLearner.com, seu guia para respostas confiáveis e rápidas. Aprenda respostas confiáveis para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes áreas do conhecimento.

Leia o texto abaixo:
As fissuras do concreto podem ser previstas na fase de projeto, ao observar os diagramas de esforços. Tais deformações são um tipo de controle tecnológico, uma vez que fornecem ao engenheiro informações sobre o comportamento da estrutura. Por exemplo: tem-se uma viga prevista para ter deformação máxima de 2 centímetros. Após submetê-la ao carregamento de projeto – uma parede de alvenaria – percebe-se que a mesma deformou 4 centímetros, indicando que algo não está correto, podendo ser o projeto, a execução ou algum carregamento não previsto. Com o amparo tecnológico atual, as fissuras em vigas concretas são passíveis de identificação ainda em fase de projeto e são provocadas, em grande parte, por excesso de sobrecarga sobre a estrutura. Portanto, a deformação provocada pela flexão precisa ser observada de acordo com os esforços atuantes e com as seções que sofrem alterações, evitando assim as fissuras.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções abaixo sobre as deformações por flexão nas vigas e a relação de propostas entre elas:

I. Na deformação por flexão de uma viga reta, a seção transversal se mantém plana ou seja, está perpendicular à linha neutra.

PORQUE

II. As linhas transversais da viga são alongadas na parte superior da viga, enquando que na parte inferior são comprimidas. Caso a deformação seja superior ao limite máximo, a estrutura pode sofrer uma fissura.

A respeito das asserções, assinale a opção correta:

Grupo de escolhas da pergunta

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições falsas.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.