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Leia o trecho do texto a seguir: “Assim, acreditavam e defendiam que a poesia épica seria a narração dum fato histórico de relevância nacional e universal, recuado no tempo, o suficiente para se transformar, no inconsciente coletivo, em mito ou lenda. O poeta que ali procurasse inspiração, mercê duma espécie de determinismo histórico, teria suas funções naturalmente limitadas pelo material lendário à sua disposição: cabia-lhe tão-só a empresa gigantesca de assimilar, coordenar, costurar (daí o nome rapsodo, que corresponde a costureiro, para designar o poeta épico primitivo) as várias frações do mito em circulação no povo entre o qual vivia. Quanto aos protagonistas, aos heróis (do poema épico), deveriam ser 1) antigos, 2) duma psicologia geralmente elementar, 3) sobre-humanos, 4) nacionais, 5) representantes não só duma raça mas ainda duma época e duma civilização, 6) menos indivíduos que tipos. Quanto à linguagem, devia ser solene, marcial, grandiloquente, servindo-se especialmente do decassílabo, chamado de ‘heróico’ por isso mesmo, do hexâmetro dactílico, com entre os gregos, e do alexandrino [...] As partes do poema deveriam ser três ou cinco, conforme a primeira fosse dividida ou não em outras três. Assim: proposição, invocação, argumento, narração e epílogo. A narração seria composta de episódios, peripécias, nós, diálogos e discursos. O ‘maravilhoso’ (influência orientadora e predeterminadora de forças sobrenaturais no plano da ação do poema) deveria estar presente, sob a forma pagã, no caso dos gregos e latinos, e sob a forma cristã, no caso dos modernos. Fala-se ainda em maravilhoso fantástico, ligado à imaginação, à superstição, à magia, ao irreal, ao quimérico, ao oculto; em maravilhoso alegórico, quando emprega a alegoria, o mito e a prosopopeia a fim de personificar fatos da natureza, acontecimentos históricos, as grandes idéias abstratas; em maravilhoso sobre-humano, quando exalta os feitos humanos de um modo direto e natural; em maravilhoso subjetivo, quando produzido pela alucinação, isto é,
Sagot :
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