Obtenha conselhos de especialistas e respostas detalhadas no IDNLearner.com. Nossos especialistas estão sempre dispostos a oferecer respostas profundas e soluções práticas para todas as suas perguntas.

O processo adaptativo à vida de uma pessoa ostomizada envolve desafios como o do autocuidado. Segundo Silva et al. (2018, p. 40), o profissional enfermeiro assume papel preponderante no percurso desse trajeto de adaptabilidade e desenvolvimento da prática do autocuidado do portador de estoma. Com relação à prática do autocuidado, pode-se afirmar que: Escolha uma opção:

a. é importante que o paciente conheça como manusear e retirar os tipos de placas, clips, pinos e bolsas coletoras, e as indicações de uso quanto a sua realidade.

b. é necessário que o paciente saiba identificar os sinais de flebite no estoma e em periostomia.

c. é importante que o paciente conheça sobre as trocas dos dispositivos como placas e bolsas coletoras, bem como sobre o manejo e a observação de complicações.

d. é importante que o paciente busque uma ingesta hídrica reduzida visando a não gerar maior acúmulo e eliminação de líquidos pelo estoma com extravasamento e lesão em periostomia.

e. é necessário cuidar as eliminações de fezes que, devido à liberação de enzimas, causarão escoriações, que são lesões completamente físicas na pele.


Sagot :