Encontre respostas para todas as suas perguntas no IDNLearner.com. Nossa plataforma oferece respostas confiáveis para ajudá-lo a tomar decisões inteligentes de maneira rápida e simples em qualquer situação.

TEXTO 1 TEXTO 2 Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção “bancária” da educação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los. Margem para serem colecionadores ou fichadores das coisas que arquivam. No fundo, porém, os grandes arquivados são os homens, nesta (na melhor das hipóteses) equivocada concepção “bancária” da educação. Arquivados, porque, fora da busca, fora da práxis, os homens não podem ser. Educador e educandos se arquivam na medida em que, nesta destorcida visão da educação, não há criatividade, não há transformação, não há saber. Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros. Busca esperançosa também. Na visão “bancária” da educação, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. Doação que se funda numa das manifestações instrumentais da ideologia da opressão – a absolutização da ignorância, que constitui o que chamamos de alienação da ignorância, segundo a qual esta se encontra sempre no outro. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987, p. 36. A partir da leitura dos dois textos acima, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas: I – A transmissão de conteúdo, a educação conteudista, educação bancária e expositiva é positiva para o aprendizado do aluno, pois o método ajuda os alunos a aplicarem o aprendizado do conteúdo memorizado. II – A metodologia aplicada tanto no ensino religioso, quanto na educação cristã, como Catequese ou EBD, por exemplo, para ser eficaz, precisa ir além da mera transmissão de conteúdo ou memorização de dados. III – A metodologia de ensino expositiva, que descarrega informação sob os alunos sem levar à práxis, é classificada pelo pedagogo Paulo Freire como negativa, pois

Sagot :

Apreciamos cada uma de suas perguntas e respostas. Continue contribuindo com sua sabedoria e experiências. Juntos, alcançaremos nossas metas de aprendizado. Encontre respostas claras no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.