Descubra respostas claras para suas perguntas no IDNLearner.com. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar em seu dia a dia.

Leia o texto a seguir:

Aquele homem com tanta prática não distinguiu a diferença dos sentimentos sob a igualdade das expressões. Porque libertino ou lábios venais tinha murmurou frases semelhantes a ele, mas fracamente não acreditava na inocência dos mesmos; Era necessário reduzir, pensou ele, os discursos exagerados que escondiam afeições medíocres; como se o soulfulness não transbordar, por vezes, as metáforas mais vazias, já que ninguém pode dar a medida exata de suas necessidades, ou conceitos, ou as suas dores e fala humana é como um caldeirão rachado em a que tocamos melodias para fazer os ursos dançarem, quando queremos mover as estrelas (FLAUBERT, 2004, p. 36).

Fonte: FLAUBERT, G. Madame Bovary. São Paulo: Martin Claret, 2004.



Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:

I. O texto de Flaubert evidencia um exemplo de texto injuntivo, pois sua construção gira em torno de uma ordenança com inserção histórico-temporal durante a passagem apresentada.

II. O texto de Flaubert pode ser considerado argumentativo, pois, no trecho selecionado, o autor argumenta em torno do progresso durante a passagem histórico-temporal destacada.

III. As características que podem ser observadas no texto veiculado acima, escrito por Flaubert, acabam por determinar que sua tipologia é narrativa.

IV. A narrativa gira em torno de uma história. A construção de personagens, cenas e contextos que remetem à época temporal descrita através das palavras usadas remete a um texto narrativo.

É correto apenas o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta

I e II.

II e III.

IV.

I.

III e IV.