IDNLearner.com, um lugar para obter respostas rápidas e precisas. Nossos especialistas estão sempre dispostos a oferecer respostas profundas e soluções práticas para todas as suas perguntas.

De acordo com Sacristán e Pérez (1998, p. 22), “a função educativa da escola [...] oferece uma contribuição complicada mas específica: utilizar o conhecimento, também social e historicamente construído e condicionado, como ferramenta de análise para compreender, para além das aparências superficiais do status quo real, o verdadeiro sentido das influências de socialização e os mecanismos explícitos ou disfarçados que se utilizam para sua interiorização pelas novas gerações”. Nesse sentido, os autores propõem que a função educativa da escola deve-se concretizar através da organização do desenvolvimento radical da função compensatória das desigualdades de origem, mediante a atenção e o respeito pela diversidade e ainda provocar e facilitar a reconstrução dos conhecimentos, das disposições e das pautas de conduta que a criança assimila em sua vida paralela e anterior. Na prática, isso deve ocorrer: A) impondo a lógica didática da homogeneidade de ritmos, estratégias e experiências educativas para todos e cada um dos alunos. B) reafirmando, no trabalho acadêmico da aula, os mecanismos, as capacidades e as atitudes dos grupos sociais cuja cultura corresponde aos anseios econômicos, sociais e políticos. C) utilizando-se da lógica da homogeneidade, imperante na escola, com diferentes matizes para classificar os alunos. D) mantendo-se a lógica da uniformidade no currículo, nos métodos e nas experiências didáticas. E) organizando-se a aula, a escola e os docentes para garantir o tratamento educativo das diferenças trabalhando com cada aluno desde sua situação real.

Sagot :

A resposta correta é a alternativa:

E) organizando-se a aula, a escola e os docentes para garantir o tratamento educativo das diferenças trabalhando com cada aluno desde sua situação real.

Essa alternativa está alinhada com a ideia apresentada por Sacristán e Pérez de que a função educativa da escola deve atender à diversidade dos alunos e promover a reconstrução dos conhecimentos e das pautas de conduta que eles assimilam em suas vidas anteriores. Isso envolve um tratamento educativo que respeite e leve em consideração as diferenças individuais e as diversas realidades dos alunos, ao invés de impor uma lógica de homogeneidade ou uniformidade.