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A herança do colonialismo é chamada colonialidade . Aníbal Quijano, intelectual peruano, aborda o conceito de capitalismo do poder, formado pelo tripé: ser , saber e esperançar . A colonialidade do poder é transposta em diversos pontos, entre eles a colonialidade do saber e a colonialidade do ser . A colonialidade está bastante vinculada às nossas instituições educacionais, representadas, por exemplo, nas nossas escolhas textuais e de práticas pedagógicas. Abordamos diversas Selecione uma opção , inclusive a colonialidade da Selecione uma opção , que segue a mesma estrutura de Selecione uma opção , Selecione uma opção e Selecione uma opção . Neste sentido, podemos pensar que a Selecione uma opção da linguagem é formada por uma estrutura fixa, na qual somente uma norma, uma única vertente é aceita. Desta forma, as práticas educacionais, se permeadas pela colonialidade da linguagem, refletem o tripé do Selecione uma opção , do Selecione uma opção e do Selecione uma opção . Para tanto, precisamos então Selecione uma opção a linguagem e isso é feito aqui através da problematização dos conceitos de Selecione uma opção , Selecione uma opção , Selecione uma opção e Selecione uma opção . Os dois primeiros termos são advindos de comunidades populares, uma andina e outra de campesinos e palenqueros colombianos. Já sulear convoca a Selecione uma opção e nos dá orientação não só geográfica, mas também epistemológica e com isso nos auxilia a pensar de forma mais local e assim incluir nossos estudantes e seus falares, observando-os enquanto sujeitos. E, por último, Selecione uma opção , é um conceito freireano que nos guia a práxis. Nossa sala de aula, diversa e múltipla, pode/deve ser representada pelas línguas. Assim, é uma questão ética docente apresentar e promover as línguas e culturas na sala de aula, Selecione uma opção a linguagem e abrindo nossa perspectiva sobre a visão de língua e nossa prática educativa.

Sagot :

Resposta:

A colonialidade do poder permeia as instituições educacionais, refletindo-se na colonialidade da linguagem. Para descolonizar a linguagem e as práticas pedagógicas, é necessário problematizar conceitos, valorizar diferentes falares e culturas, e adotar uma postura ética que promova a diversidade linguística e cultural na sala de aula.

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