Junte-se ao IDNLearner.com e receba respostas especializadas. Descubra respostas profundas para suas perguntas com a ajuda de nossa comunidade de profissionais qualificados.

Em um hospital, surgiu a suspeita da troca de bebês na maternidade. Um dos casais deseja realizar um teste de tipagem sanguínea para confirmar a filiação. Esse casal - tanto o homem quanto a mulher - possui o tipo sanguíneo O e o tipo sanguíneo do bebê é A.



Diante dessa situação, qual das alternativas abaixo representa CORRETAMENTE a explicação para esta situação?

A -
O bebê não pode ser filho do casal em questão porque um dos pais deveria possuir pelo menos um alelo para o tipo sanguíneo A.

B -
A herança dos tipos sanguíneos segue padrões genéticos específicos e o sistema ABO é herdado apenas da mãe.

C -
Se os supostos pai e mãe têm tipo O, eles podem ter um filho com tipo sanguíneo A porque os fatores genéticos relacionados ao Sistema ABO vêm sempre dos avós, sem passar pelos pais.

D -
Com base nos conhecimentos genéticos estabelecidos, é possível que a criança seja filha desse casal, porque o fator Rh é mais importante que o sistema ABO para determinar se a criança terá tipagem sanguínea A, B, AB ou O.

E -
As leis de Mendel indicam que a combinação de genes dos pais determina as características do filho, mas a herança do tipo sanguíneo segue padrões genéticos específicos e o sistema ABO é herdado apenas do pai.