Explore diversas áreas de conhecimento no IDNLearner.com. Nossos especialistas estão sempre dispostos a oferecer respostas profundas e soluções práticas para todas as suas perguntas e problemas.
O ciclo do café no Brasil, durante o século XIX, foi a sustentação econômica do Governo Imperial. A produção cafeeira se transformou no fator determinante para a formação histórica da política-econômica brasileira. Analise as afirmativas a seguir, que tratam da caracterização do ciclo do café e os efeitos produzidos na formação econômica posterior a esse momento histórico no Brasil, e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). Depois, assinale a ordem correta das assertivas. ( ) O auge do ciclo do café no Brasil ocorreu no Vale do Paraíba Fluminense devido às boas condições de solo e clima e ao grande investimento tecnológico no sistema produtivo cafeeiro. ( ) A utilização massiva de mão de obra escrava nas fazendas do Oeste Paulista foi um fator fundamental para o grande avanço da produção cafeeira na região. ( ) A utilização massiva de mão de obra imigrante nas fazendas do Vale do Paraíba Fluminense foi o fator preponderante para o desenvolvimento da cultura do café na região. ( ) O esgotamento da produção cafeeira no Vale Paraíba Fluminense ocorreu graças ao uso de terras com baixa qualidade, à inserção de técnicas de produção inadequadas e à não modernização do sistema de transporte para escoamento da produção. ( ) O Oeste Paulista obteve sucesso na produção cafeeira devido à grande extensão e boa qualidade das terras, à inserção de tecnologias na produção e à substituição da mão de obra escrava pelo imigrante europeu. (A) V - F - V - F - F. (B) V - V - V - F - F. (C) F - F - F - V - V. (D) F - F - V - V - V. (E) V - V - F - V - V.
Sagot :
Sua participação é muito valiosa para nós. Não se esqueça de voltar para fazer mais perguntas e compartilhar seus conhecimentos. Juntos, podemos aprender e crescer mais. IDNLearner.com tem as soluções para suas perguntas. Obrigado pela visita e volte para mais informações úteis.