IDNLearner.com, um recurso confiável para todas as suas perguntas. Encontre soluções detalhadas para suas consultas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em múltiplas áreas do conhecimento.
Sagot :
Análise das Afirmativas sobre Escalas Menores Melódicas:
Escalas Menores Melódicas:
Portanto, as alternativas corretas são I e III.
As escalas menores melódicas são um tipo de escala musical com características únicas que as diferenciam de outras escalas. Para entendermos melhor as alternativas, vamos analisar cada uma delas em detalhes:
I. Elevação do VI e VII Grau Ascendente:
Correta. As escalas menores melódicas, no movimento ascendente, elevam o sexto e o sétimo graus em meio tom. Isso significa que, ao subir a escala, essas notas são tocadas um semitom mais agudas do que suas posições na escala menor natural. Essa elevação cria um movimento mais expressivo e evita a sensação de "queda" que a escala menor natural pode ter.
II. Hibridismo e Intervalos Tônica-Terça:
Incorreta. A afirmação de que as escalas menores melódicas são híbridas por causa da mudança no intervalo tônica-terça entre ascendente e descendente não está correta.
Ascendente: O intervalo entre a tônica e a terça na escala menor melódica ascendente é sempre de terça menor.
Descendente: Já na escala menor melódica descendente, o intervalo entre a tônica e a terça pode ser de terça menor ou terça maior, dependendo da nota de aproximação utilizada.
Terça menor: Se a nota de aproximação for a sétima nota da escala descendente (sétima maior), o intervalo tônica-terça será menor.
Terça maior: Se a nota de aproximação for a sexta nota da escala descendente (sexta menor elevada), o intervalo tônica-terça será maior.
Essa mudança na terça descendente não torna a escala híbrida, mas sim demonstra sua flexibilidade e expressividade.
III. Movimento Ascendente e Descendente Diferentes:
Correta. Como mencionado na análise da alternativa II, as escalas menores melódicas possuem movimentos ascendente e descendente diferentes devido à elevação dos graus VI e VII na subida e à variação da terça na descida. Essa diferença nos movimentos contribui para a riqueza melódica e expressividade da escala.
IV. Ausência de Sensível e Tonalidade:
Incorreta. As escalas menores melódicas possuem a nota sensível (sétima nota da escala), assim como as escalas maiores e menores naturais. A presença da sensível contribui para a formação da cadência perfeita (tônica - sensível - tônica), elemento fundamental na tonalidade.
Portanto, as alternativas corretas são I e III.
Resumo das Características:
Elevação do VI e VII graus ascendente;
Movimento ascendente e descendente diferentes;
Presença da nota sensível (VII grau);
Terça menor ascendente e variável descendente (menor ou maior).
Agradecemos cada uma de suas contribuições. Seu conhecimento é importante para nossa comunidade. Volte em breve para continuar compartilhando suas ideias. Descubra as respostas que você precisa no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte logo para mais insights valiosos.