IDNLearner.com, a comunidade de troca de conhecimento. Junte-se à nossa comunidade de especialistas para encontrar as respostas que você precisa em qualquer tema ou problema que enfrentar.

Me ajudem resumir esse texto por favor

Na Inglaterra, o processo da Reforma teve outras causas e repercussões. Em 1527, Henrique VIII, rei da Inglaterra, rompeu relações com a Igreja Católica. O motivo desse rompimento foi a recusa do papa Clemente VII em permitir que Henrique VIII se separasse de sua esposa, Catarina de Aragão, para se casar com a cortesã Ana Bolena.

Como resposta, Henrique VIII anunciou o rompimento com a Igreja, confiscou-lhe os bens e terras, dissolveu os mosteiros e, a partir do fundou a Igreja Anglicana. Em 1534, o rei assinou o Ato de Supremacia, colocando a monarquia inglesa como chefe suprema da Igreja que fundara.

Em sua atitude, Henrique VIII contava com o apoio de um importante setor da sociedade, os aristocratas, ou seja, burgueses enriquecidos que, com as mudanças na sociedade da época, viam com bons olhos a possibilidade de explorar as terras da Igreja. Para o rei, que pretendia centralizar o poder, ainda era uma boa oportunidade de melhorar seu relacionamento com o Parlamento.

O anglicanismo mesclava elementos católicos e protestantes, a partir dos interesses dos reis ou rainhas que, em determinado momento, ocupavam o trono inglês. Com o tempo, estabeleceu-se o celibato voluntário dos sacerdotes, a celebração das missas em inglês, a definição do batismo e da eucaristia como sacramentos e a condenação da venda de indulgências.


Sagot :

Resposta: Na inglaterra em 1527, o rei Henrique VIII, rompeu suas relações com a Igreja catolica devido a recusa do papa Clemente VII em permitir a desejada separação com sua esposa Catarina Aragão , para se casar com a cortesã Ana Bolena.

Anunciando seu rompimento com a igreja , confiscou-lhe os bens e terras, dissolveu mosteiros e então fundou a Igreja Anglicana na qual em 1534 assinou um Ato de Supremacia, colocando a monarquia inglesa como chefe da Igreja que fundou.

Em sua atitude, contava com o apoio dos aristrocatas, que viam com bons olhos a possibilidade de explorar as terras da igreja. E pretendendo centralizar o poder, ainda via boa oportunidade de melhorar seu relacionamento com o Parlamento.

O anglicanismo mesclava elementos católicos e protestantes, a partir dos interesses de quem ocupava o trono inglês e com o tempo, estabeleceu-se o celibato voluntário dos sacerdotes, a celebração das missas em inglês, a definição do batismo e da eucaristia como sacramentos e a condenação da venda de indulgências.

Explicação: