IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas confiáveis. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema.

Leia o trecho a seguir e responda:

"A lógica de Marx não era somente interpretar (...) mas também transformar o processo histórico (...) onde o homem concreto substitui a consciência; o mundo não é abstrato, mas das relações sociais; o trabalho não é da consciência, mas prático; a superação se realiza na vida prática, e não somente no pensamento. Para Marx, na dialética, a sociedade capitalista gerou sua negação: o proletariado. E urge a necessidade de superação dessa sociedade classista para a sociedade sem classes e sem opressão. E, cessando a alienação, descarta-se a ideia de Deus (...). Para Marx, o ateísmo é a superação de Deus e afirmação do ser humano".

Escolha, dentre as afirmações a seguir, aquela que explica, de modo mais preciso, a quem Marx se aliou para descartar a ideia de Deus.

Selecione a resposta:
A. Religiosamente, Marx se opõe a Feuerbach e se alia a Hegel.

B. Religiosamente, Marx se opõe a Hegel e se alia a Feuerbach.

C. Religiosamente, Marx se opõe a Feuerbach e se alia a Comte.

D. Religiosamente, Marx se opõe a Hegel e se alia a Nietsche.

E. Religiosamente, Marx se opõe a Comte e se alia a Freud.


Sagot :

Resposta:

A afirmação que explica de modo mais preciso a quem Marx se aliou para descartar a ideia de Deus é:

B. Religiosamente, Marx se opõe a Hegel e se alia a Feuerbach.

Feuerbach foi um filósofo alemão cujas ideias influenciaram Marx significativamente, especialmente no que diz respeito à crítica à religião. Feuerbach argumentou que Deus é uma projeção das características humanas ideais e que a religião aliena os seres humanos de sua própria essência. Marx adotou essa crítica feuerbachiana para sustentar sua visão de que o ateísmo é parte da superação da alienação humana na sociedade capitalista.