Descubra respostas especializadas no IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversos temas.

TEXTO I O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer, isto é, meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. Tradução de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. Vol. 2. São Paulo: Nova Cultural, 1997b.p. 87. TEXTO II [...] o pacto fundamental, em lugar de destruir a igualdade natural, pelo contrário substitui por uma igualdade moral e legítima aquilo que a natureza poderia trazer de desigualdade física entre os homens, que podendo ser desiguais na força ou no gênio, todos se tornam iguais por convenção e direito. ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. Tradução de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. Vol. 2. São Paulo: Nova Cultural, 1997b.​ p. 81. TEXTO III [...] quanto mais o homem permanece perto de sua condição natural, mais a diferença de suas faculdades com seus desejos se faz pequena e menos, por conseguinte, ele se acha longe de ser feliz. Ele não é nunca menos miserável do que quando parece desprovido de tudo; pois a miséria não consiste na privação das coisas e sim na necessidade que delas se faz sentir. ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. Tradução de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. Vol. 2. São Paulo: Nova Cultural, 1997b. p. 63. Rousseau pensava que o estado ideal para que o homem vivesse seria o próprio Estado de Natureza. Neste sentido, considere (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas: I. Para Rousseau, a origem da desigualdade entre os homens só foi possível com o advento da propriedade privada. II. Para Rousseau, a igualdade por convenção e direito tem a finalidade de suprimir os possíveis conflitos oriundos de uma desigualdade natural de força ou gênio. III. Para Rousseau, os homens eram sadios, bons e felizes enquanto cuidavam de sua sobrevivência, porém uma vez

Sagot :

Resposta:

I. (V) Para Rousseau, a origem da desigualdade entre os homens só foi possível com o advento da propriedade privada.

II. (V) Para Rousseau, a igualdade por convenção e direito tem a finalidade de suprimir os possíveis conflitos oriundos de uma desigualdade natural de força ou gênio.

III. (V) Para Rousseau, os homens eram sadios, bons e felizes enquanto cuidavam de sua sobrevivência.