Junte-se ao IDNLearner.com para acesso a respostas de especialistas. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros.

O rato dancarino apresenta um comportamento especial. Faz piões a medida a que persegue a cauda. Sabe se que este comportamento é codificado gene recessivo relativamente ao comportamento normal. Cruzou se um rato normal com um rato dançarino e alguns descendentes apresenta comportamento normal e outros dançavam. Indica as proporções fenotipicas e genotipivas obtidas

Sagot :

No caso do cruzamento entre um rato normal (homozigoto dominante) e um rato dançarino (homozigoto recessivo), onde o comportamento de dançar é condicionado por um gene recessivo, podemos usar a genética para prever as proporções fenotípicas e genotípicas esperadas na descendência.

Considerando que:

- Rato normal (comportamento normal): NN

- Rato dançarino (comportamento de dançar): nn

Ao cruzar um rato normal (NN) com um rato dançarino (nn), a primeira geração filial (F1) será heterozigota para o gene em questão (Nn). Portanto, todas as crias serão portadoras do gene normal, mas apenas metade delas expressará o comportamento de dançar.

Assim, as proporções fenotípicas esperadas serão:

- 50% dos descendentes terão comportamento normal (NN ou Nn)

- 50% dos descendentes terão comportamento de dançar (nn)

Já as proporções genotípicas esperadas serão:

- 50% dos descendentes serão heterozigotos (Nn)

- 50% dos descendentes serão homozigotos recessivos (nn)

Essas são as proporções esperadas com base nas leis da genética de Mendel para esse tipo de cruzamento.