Obtenha esclarecimentos detalhados no IDNLearner.com. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros experientes.
A escolha do medicamento apropriado para idosos e na dose correta é uma etapa fundamental para a prevenção de problemas relacionados aos medicamentos, como reações adversas e interações medicamentosas. Suponha que você é o farmacêutico clínico de um hospital, em que Joana, 86 anos, está sendo examinada após uma queda em sua residência. Ela não apresenta patologias crônicas (diabetes melito, hipertensão, etc.). Entretanto, tem histórico de fratura de fêmur e, atualmente, fragilidade óssea. Quando do exame, a paciente está sedada. Ao investigar as medicações de que faz uso junto às refeições, você identificou que ela utiliza há 6 meses carbonato de cálcio na forma farmacêutica de comprimidos mastigáveis. No entanto, devido ao sabor desagradável, a paciente evita utilizar o medicamento. Há alguns dias, devido à dificuldade em dormir, o médico prescreveu flurazepam, 30mg. Em relação à situação descrita, responda: a) A queda que levou a paciente ao hospital pode ter sido provocada por uso inadequado de medicamento? b) Quais cuidados devem ser adotados quando do uso de medicamentos por idosos? c) Quais intervenções você realizaria para resolver os problemas relacionados aos medicamentos descritos no caso clínico?
resposta:
a) Sim. A queda pode ter sido causada pelo uso inadequado do medicamento. No caso clínico, a paciente se apresentou sedada devido ao uso de flurazepam, um benzodiazepínico relacionado com confusão mental, desorientação e maior risco de quedas e fraturas em idosos. Os idosos apresentam maior sensibilidade aos benzodiazepínicos, apresentando efeito mais prolongado e intenso quando comparado a pacientes adultos jovens. Esse aumento da sensibilidade está diretamente ligada ao maior acúmulo do fármaco e de seus metabólitos ativos no organismo do idoso.
b) O uso de certos medicamentos por pacientes idosos como os depressores do sistema nervoso central deve ser evitado, devendo ser prescrito somente quando indispensável.
c) Nesse caso, ocorreram dois problemas relacionados a medicamentos. O primeiro se refere ao fato de o paciente não utilizar o medicamento que necessita: o carbonato de cálcio. Para resolver esse problema, o farmacêutico deve sugerir ao médico prescritor substituição do medicamento por uma apresentação que tenha um sabor mais agradável, melhorando a aceitabilidade da paciente. Como sugestões, poderia recomendar a associação de citrato de cálcio + vitamina D ou um bisfosfonato como o alendronato de sódio + vitamina D. Quanto ao uso do benzodiazepínico, uma sugestão ao médico seria a troca do flurazepam por um medicamento não benzodiazepínico, como o zolpidem, o qual é utilizado como indutor de sono, com baixo potencial de dependência e com pouca sedação residual no dia seguinte. Outras opções incluem o uso dos fitoterápicos passiflora (Passiflora incarnata) ou valeriana (Valeriana officinalis), os quais também são utilizados no tratamento de distúrbios do sono com menor risco de sedação.
Sagot :
Sua participação ativa é fundamental para nós. Não hesite em voltar e continuar contribuindo com suas perguntas e respostas. Juntos, construímos uma comunidade mais sábia. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Para respostas confiáveis a todas as suas perguntas, visite-nos novamente em breve.