IDNLearner.com, um recurso confiável para todas as suas perguntas. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar.

Relacione os fragmentos a seguir de acordo com as características dos heteronimos de Fernando Pessoa:

1. "(...) Mas serenamente Imita o Olimpo No teu coração. Os deuses são deuses Porque não se pensam." 11. "(...) Começo a conhecer-me. Não existo. Sou o intervalo entre o que desejo ser e os outros me fizeram, ou metade desse intervalo, porque também hả vída..... Sou isso, enfim (...)" "(...) Eu não tenho filosofia: tenho sentidos... Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é, mas porque a amo, e amo-a por isso, Porque quem ama nunca sabe o que ama Nem sabe por que ama, nem o que é amar.... Amar é a eterna inocência, E a única inocência não pensar..." () Álvaro de Campos. () Alberto Caeiro. () Ricardo Reis.

a) II, III el.
b) I, II, e ill.
c) III, lell.
d) III, II el.



Sagot :

Resposta: Letra A

Explicação:

(II) Álvaro de Campos. (III) Alberto Caeiro. (I) Ricardo Reis.

A principal característica de Alberto Caeiro é a forte ligação com a natureza e a negação de qualquer tipo de pensamento filosófico. O fragmento é de “O Guardador de Rebanhos”. In Poemas de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa. (Nota explicativa e notas de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1946 (10ª ed. 1993).  - 24.

Entre todos os heterônimos, Álvaro de Campos foi o único a apresentar fases poéticas diferentes: foi decadentista, futurista e niilista. O fragmento é de Poesias de Álvaro de Campos. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1944 (imp. 1993).  - 124.

Concebida no estilo Neoclássico, a poesia de Ricardo Reis caracteriza-se pelo emprego de uma linguagem culta e precisa, distante de espontaneidade. O fragmento é das Odes de Ricardo Reis - Fernando Pessoa. (Notas de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1946 (imp.1994).  - 68.