Descubra respostas claras para suas perguntas no IDNLearner.com. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas confiáveis para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.

São características de planejamento da metodologia hazop?

Sagot :

Resposta:

O Estudo de Perigos e Operabilidade (Hazop - hazard and operability studies) é considerado uma ferramenta para avaliação de riscos, na qual tecnologias complexas exigem novas estratégias para garantir a eficiência, a segurança e a qualidade dos produtos.

O método HAZOP foi inicialmente desenvolvido pela indústria química britânica e tinha como campo de aplicação refinarias e plataformas petrolíferas. Hoje, o seu uso é adaptado a situações variadas. Essa metodologia se adapta bem a diferentes contextos porque se baseia em princípios universais de segurança e análise de processos. A flexibilidade do HAZOP em considerar variáveis como pressão, temperatura e fluxo em qualquer sistema o torna aplicável em indústrias variadas, desde a farmacêutica até a de alimentos, evidenciando sua relevância e adaptabilidade.

É uma metodologia qualitativa de identificação de riscos em processos, que investiga variações do padrão projetado e reconhece problemas que possam afetar os resultados operacionais, permitindo identificar as causas e consequências dos riscos, bem como propor ações corretivas e preventivas.

Ao ordenar as etapas da metodologia HAZOP, tem-se:

1) planejamento

2) desenvolvimento

3) análise

4) consolidação

6) elaboração e emissão do relatório.

No planejamento dos trabalhos, antes do início do estudo de análise de risco, são definidos equipe, escopo, cronograma e critérios de análise, entre outros aspectos. Estabelecer os objetivos da análise Hazop, estabelecer planilhas, cronograma etc. Dividir o sistema em unidades menores para análise. Devem ser definidos os itens a serem analisados.

No desenvolvimento dos estudos, é realizada a análise sistemática do processo ou sistema, utilizando a técnica para identificar os possíveis desvios e seus potenciais efeitos.

Na análise, os resultados obtidos são analisados e discutidos pela equipe, a fim de compreender os riscos identificados.

Na consolidação, para tornar o risco de nível aceitável, são definidas e planejadas as ações necessárias para mitigar ou controlar os riscos identificados.

Na elaboração e emissão do relatório, são incluídas as ações propostas e os resultados obtidos.