IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas claras. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos do conhecimento.
Diferentes teóricos associam a definição dos conceitos de etnia e raça às questões histórico-sociais: do evolucionismo darwinista, que fomentou as bases para o racismo científico, até as concepções culturalista e multiculturalista, que consideram as culturas universos em si mesmas e as narrativas sobre os povos instrumentos de formação e perpetuação de poder no contexto da globalização, como aponta Fanon (2022, 2021).
Angela Davis associa a definição de raça às definições de gênero e classe, indicando que a percepção da raça se dá não pelas características culturais ou biológicas, mas pelas dinâmicas de poder que permeiam também a classe social e o gênero nas sociedades contemporâneas. Assim, interligados, gênero, raça e classe definiriam como cada sujeito sofreria as opressões dos sistemas de poder vigentes. Leia, como exemplo, o trecho a seguir:
"O abuso sexual de mulheres negras, é óbvio, nem sempre se manifesta na forma de uma violência tão aberta e pública. Há o drama diário do racismo representado pelos incontáveis e anônimos enfrentamentos entre as mulheres negras e seus abusadores brancos – homens convencidos de que seus atos são naturais. Essas agressões têm sido ideologicamente sancionadas por políticos, intelectuais e jornalistas, bem como por literatos que com frequência retratam as mulheres negras como promíscuas e imorais. Até mesmo a extraordinária escritora Gertrude Stein descreveu uma de suas personagens negras como possuidora da 'simples e promíscua imoralidade do povo negro'. A imposição dessa maneira de enxergar as mulheres negras aos homens brancos da classe trabalhadora foi um momento de triunfo para o avanço da ideologia racista" (Davis, 2016, p. 175).
Nesse trecho, Davis usa um tipo de violência para expressar como as dinâmicas de poder perpassam as relações de classe e gênero e se entrelaçam às de raça, ao pontuar as mulheres negras como o alvo de abusos de homens brancos da elite, para depois, com a narrativa que perpetua o abuso na descrição das mulheres segundo características “raciais” socialmente construídas, chegar aos homens da classe trabalhadora.
A partir dessas informações, analise a situação a seguir:
Sagot :
Obrigado por seu compromisso com nossa comunidade. Continue compartilhando suas ideias e experiências. Sua participação nos ajuda a todos a aprender e crescer. Encontre respostas claras e concisas no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.