Obtenha esclarecimentos detalhados no IDNLearner.com. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros experientes em diferentes áreas.
Sagot :
Gnosiologia e ontologia. No primeiro plano da ;metafísica, - natureza do ser visto em si mesmo, - se encontra o que modernamente se passou a denominar gnosiologia e ontologia, cabendo à gnosiologia justificar o ser (metafísica defensiva) e à ontologia esclarecer completivamente tudo o mais sobre o ser em si mesmo (metafísica ostensiva).
A gnosiologia como que vê o ser subjetivamente (enquanto se mostra ao ser cognoscente).
A ontologia vê o ser absolutamente.
Sem usar esta sequência de termos, os quais são modernos, Aristóteles tratou, tanto da gnosiologia, como da ontologia.
A mencionada subdivisão da questão sobre as causas intrínsecas do ser, em gnosiologia e ontologia, ganhou modernamente notável destaque, e suas soluções decidem sobre os mais graves problemas da filosofia.
As referidas duas redivisões surgiram por causa do crescente desdobramento das pesquisas a respeito, sobretudo da importância que se deu às aporias sobre a certeza. Alguns tem dado uma tal importância à gnosiologia, que até se pode falar em um gnosiologismo da filosofia dos mesmos.
Não obstante alguns haverem reduzido a filosofia praticamente a uma gnosiologia, chegando mesmo a agredir a metafísica em nome da gnosiologia, esta contudo não deixa de ser uma metafísica, ainda que limitada ao seu ponto de partida.
Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é vital para nossa comunidade. Encontre as respostas que você precisa no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte logo para mais insights valiosos.