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O pão e o circo

Seguindo os princípios mais elevados da sabedoria política, o imperador
nunca descurava*(descuidava) os atores e os outros protagonista do circo e do
anfiteatro. Sabia bem que os romanos se conquistam sobretudo com duas coisas: a
distribuição do trigo e os espetáculos públicos. O governo de um imperador é
avaliado tanto pelos divertimentos como pelas coisas sérias. Descurar os
assuntos importantes pode provocar um prejuízo maior, mas descurar os os
divertimentos provoca maior descontemento. As distribuições públicas
recompensam apenas os plebeus inscritos nas listas frumentárias*(distribuição
gratuita de trigo aos pobres). Mas com os espetáculos todos são
recompensados.(Excerto de documento atribuído a Marco Cornélio Frontão, escrito no
ano de 163 d.C.)


Considerando o que você leu no texto acima e no texto Violência como espetáculo: o
pão, o sangue e o circo, de Norberto Luiz Guarinello, é válido af


Escolher uma resposta.







a. Divergindo da historiografia
do século XIX e de boa parte do século XX, que atribuía a violência dos jogos
de gladiadores aos instintos baixos e vis da plebe de Roma e das províncias,
ao mesmo tempo enganada e cúmplice da política do pão e circo, a
historiografia atual ressalta que os espetáculos no mundo romano constituíram
não apenas momentos de diversão e prazer, mas também espaços de ação
política, religiosa, cultural e identitária. O anfiteatro era um espaço onde
a população, não apenas via, mas se fazia ver e ouvir, no qual imperador e
plebe, dirigentes e dirigidos, se confrontavam face a face, onde o anonimato
da massa conferia força e consistência para o apoio ou as reivindicações da
plebe.








b. Tanto
na visão da historiografia do século XIX e de boa parte da do século XX
quanto nos estudos históricos mais recentes, o que prevalece no entendimento
sobre as lutas de gladiadores nos anfiteatros do mundo romano é o caráter
apenas de manipulação da população pobre, os plebeus, os únicos atraídos pela
violência dos combates.








c. Embora
haja divergências no entendimento a respeito do papel que desempenharam os
combates de gladiadores e os espetáculos nos anfiteatros durante o império
romano, é posição unânime entre os historiadores que eles representaram
somente momentos marcados pela violência e a manipulação política da
população mais pobre e que constituíram manifestações que não deixaram
repercussões na história, não tiveram correspondentes em outros momentos
históricos.








d. O
estudo dos combates e lutas de gladiadores durante o império romano atraem a
atenção dos estudantes e, ressaltando o caráter apenas de violência e
manipulação de massas, únicos aspectos que prevaleceram em tais espetáculos,
o professor pode realizar um ótimo trabalho se comparar com outros eventos
que ocorrem nas sociedades atuais.





Sagot :

Já tinha estudado isso... bem acho que a resposta é a (d)
eu acho que é a letra A estou estudando a mesma questão talvez te ajude!!!