Descubra respostas especializadas no IDNLearner.com. Nossa plataforma de perguntas e respostas é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas.

01 – Leia o texto abaixo e responda as perguntas. A queda do muro de Berlim A União Soviética (URSS), a partir da década de 1970, passou por uma crise econômica devido ao crescente gasto com a corrida armamentista e espacial disputada com os EUA, a defasagem tecnológica, a baixa produtividade agrícola e industrial, além da lentidão de tomada de decisões com uma rígida burocracia. 101 O governo soviético sofre pressões de estudantes e trabalhadores que reivindicam a liberdade política e melhores condições econômicas e sociais, além dos países que compunham a União Soviética reivindicarem ações nacionalistas, lutas por independência e democratização do sistema. O povo estimulado pela Glasnot (abertura política) foram para as ruas com o lema "o povo somos nós" exigindo a derrubada do Muro de Berlim, sendo que a mobilização popular contribuiu para o Estado diminuir o controle sobre a sociedade. Em 1989 tivemos a queda do Muro de Berlim e em 1991 o fim da

Sagot :

Explicação:

2. As reivindicações dos estudantes e trabalhadores ao governo soviético eram a abertura política e econômica da União Soviética, para que as repúblicas voltassem a ter independência, o povo tivesse participação política, escolhendo assim seus governantes. Os manifestantes também desejavam melhores condições de vida, visto que o bloco passava por uma crise.

3. Foram imensas as contribuições da queda do Muro de Berlim para a nova ordem mundial, visto que a Alemanha passou por um processo de unificação e redemocratização, a Rússia surgiu como a maior potência advinda da URSS, a Polônia e outros países foram desocupados a vieram a ser livres e guiados por regimes democráticos novamente.