IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas claras e concisas. Descubra soluções detalhadas para suas perguntas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em diferentes áreas do conhecimento.
Sagot :
Essa questão trata-se da Primeira Lei de Mendel, que aplicamos quando estamos tratando da probabilidade de alguma característica ocorrer a partir de determinado cruzamento, sabendo do que se trata, vamos analisar o que a questão nos diz :
Ela nos diz que o gene autossômico que condiciona pelos curtos no coelho é dominante sobre o gene que determina pelos longos. Nos diz que do cruzamento entre coelhos heterozigotos nasceram 240 coelhos, dentre esses, 180 possuíam pelos curtos. Então nos pergunta qual a quantidade de pelos curtos que são heterozigotos e quantos possuíam pelos longos.
Qual o primeiro passo para resolvermos a questão ?
Vamos analisar a característica do tamanho do pelo no coelho, após analisarmos nós vamos anotar os genótipos e fenótipos dos coelhos e montar um quadro de Punnett, a partir desse quadro podemos montar uma proporção e descobrirmos o que a questão nos pede. Para começar, vamos dizer que o gene que codifica o pelo do coelho, seja um gene ''L'', se a característica pelo curto é dominante, isso quer dizer que um coelho de pelo curto pode ser dado por 2 genótipos, são eles :
- Homozigoto dominante (representado por LL)
- Heterozigoto (representado por Ll)
- E um coelho de pelo longo ? qual seria seu genótipo ?
Será dado pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por ll), já que uma característica recessiva só vai se expressar, se o alelo recessivo estiver na ausência do alelo dominante. Esse foi o primeiro passo, analisarmos as características do coelho.
- E o que fazer agora ?
Vamos anotar os genótipos dos coelhos para podermos montar o quadro de Punnett. Se a questão nos disse que o cruzamento ocorreu entre 2 heterozigotos, significa dizer que o genótipo de ambos é representado por Ll, e os 2 possuem pelo curto
- Montando o quadro de Punnett :
L l
L LL Ll
l Ll ll
Ao analisarmos corretamente, nós podemos inferir que :
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos dominantes (LL)
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Ll)
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos recessivos (ll)
- Fenotipicamente isso significa que :
A cada 4 coelhos, 3 (75%) possuirão pelo curto (representados pelos 2 genótipos Ll e pelo homozigoto dominante LL) e 1 (25%) possuirão pelo longo, agora que nós montamos a proporção, podemos descobrir a quantidade de filhotes esperadas para cada característica.
a) Entre esses coelhos de pelo curto, qual é o número esperado de heterozigotos ?
Como nós podemos analisar, 50% (1/2) dos genótipos são heterozigotos, ou seja, o total de coelhos heterozigotos será a metade do número total de filhotes, portanto :
[tex]\dfrac{1}{2} .\dfrac{240}{1} =\dfrac{240}{2} =\boxed{\boxed{\boxed{120\:\:coelhos\:\:heterozigotos}}}[/tex]
Portanto, 120 coelhos serão heterozigotos
b) Quantos tinham pelos longos ?
Pelo quadro, 1/4 (25%) dos genótipos codificam coelhos de pelo longo (ll), portanto, para encontrarmos o número temos que :
[tex]\dfrac{1}{4}.\dfrac{240}{1} =\dfrac{240}{4}=\boxed{\boxed{\boxed{60\:\:coelhos\:\:de\:\:pelo\:\:longo}}}[/tex]
Portanto, 60 coelhos são esperados que tenham pelo longo.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/38610695
https://brainly.com.br/tarefa/37794657
https://brainly.com.br/tarefa/37987824
Bons estudos e espero ter ajudado
Valorizamos sua contribuição. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construímos uma comunidade forte e unida de conhecimento. IDNLearner.com está comprometido em fornecer as melhores respostas. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções.